Leitão, articulador da escravidão
Notícias dos Poderes | 25 de Outubro de 2017 as 16h 59min
O deputado federal que tem sua base eleitoral em Sinop, Nilson Leitão (PSDB) é o articulador da polêmica portaria do Ministério do Trabalho, que dificulta o combate ao trabalho escravo no Brasil. A denúncia é da Revista Veja, que, em sua edição desta semana, explica as "transações" entre o deputado e o Palácio do Planalto para efetivar a medida.
"Leitão comanda um colegiado de 230 deputados. Temer sempre fez questão de bajular os ruralistas. Na posse de Leitão [na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária], o presidente anunciou a intenção de 'simplificar' e 'desburocratizar' a legislação. O tema se tornou moeda de troca. Tanto que Leitão intensificou suas visitas ao palácio. Foram pelo menos três reuniões com Temer e técnicos do Planalto para tratar do assunto", diz a reportagem.
Segundo a publicação, na semana passada, Leitão pediu que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), intercedesse junto a Temer para que a portaria fosse publicada antes da votação da denúncia [de obstrução da Justiça e de formação de quadrilha] contra o presidente. "O Nilson Leitão colocou essa portaria como prioridade", diz Veja.
Na sua base eleitoral, em Sinop, mas principalmente nas cidades menores que integram a região, trabalho em condições análogas a escravidão ainda é uma realidade bastante presente. Nilson, que emergiu na política como uma liderança jovem, que militava pelos menos favorecidos, hoje, no alto da sua influência articula para que o Brasil tenha leis que prejudiquem aqueles com menos capacidade de se autodefender.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36