Lei que ninguém leu
Notícias dos Poderes | 23 de Junho de 2021 as 18h 30min
A jovem legislatura da Câmara de Sinop já teve que promover correções em seus votos, em projetos de lei da também fresca gestão municipal.
Na sessão desta segunda-feira (21), os vereadores aprovaram – rapidinho, sem comentar, em primeira e única votação – o projeto de lei 024/21. Não teve discurso porque não se mira holofote nos próprios tropeços.
A única razão do projeto de lei 024/21 existir é corrigir a lei 2.951/21, de maio desse ano. Em um texto sucinto, podemos dizer até “econômico”, o executivo pede para a Câmara votar o remendo na lei porque houve “erro material” no projeto anterior.
Esse “erro material” estava na tabela que acompanhava o projeto. Nessa tabela, está descrito o quanto a prefeitura precisará injetar para corrigir o déficit atuarial – simplificando: a grana que vai para o fundo de aposentadoria dos servidores. Essa “tabelinha” começa com R$ 8,1 milhões por ano e no ápice chega a R$ 48 milhões.
O que estava errado na tabela era o ano de começar a pagar essa conta. O projeto de lei trazia a primeira parcela em 2020 – lembrando que apesar da pandemia, o ano passado contou no calendário e já estamos em 2021.
A nova tabela, no novo projeto de lei, corrige isso sem prejuízos. A questão é que um erro óbvio, fácil de ser percebido, passou por quem fez o projeto de lei, por quem enviou para Câmara e, no poder legislativo, teve a aprovação de todos os vereadores, sem questionamento. Como se não fosse o bastante, depois da Câmara o projeto ainda foi sancionado em lei.
O povo paga os vereadores para que eles leiam e votem os projetos de lei. A ideia é de que as pessoas não tem tempo de acompanhar esses detalhes no seu dia a dia. Esse caso nos mostra que os 15 vereadores que lá estão também parecem não ter tempo para esse ofício. Talvez seja preciso contratar mais.
E quem sabe extender o reforço ao expedientes e atos da prefeitura.
Notícias dos Poderes
Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39