Juarez vai de Maia
Notícias dos Poderes | 01 de Fevereiro de 2019 as 12h 20min
Os deputados federais eleitos em 2018 tomam posse ao longo dessa sexta-feira (1). A Câmara Federal parece um formigueiro. São 513 deputados federais e cada um deles pôde levar até 4 convidados. Só ai já passou de 2,5 mil pessoas, mais imprensa, funcionários, etc.
No meio dessa multidão está o deputado federal eleito por Mato Grosso, Juarez Costa (MDB). O ex-prefeito de Sinop é uma das caras novas do Congresso Nacional, que nesse pleito teve a maior taxa de renovação dos últimos 30 anos.
O GC Notícias falou há poucos minutos com Juarez, que está na sessão solene. Às 18h de Brasília, os deputados da nova legislatura darão o seu primeiro voto. Cabe ao parlamento recém empossado eleger o presidente e a mesa diretora da Câmara Federal para os próximos 2 anos.
Juarez Costa abriu o seu voto. Ele disse que votará em Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara e que busca a reeleição. Juarez revelou que o voto foi decidido em acordo com a bancada do MDB, que optou por garantir a continuidade de Maia, como forma de garantir a estabilidade e a ordem nesse novo parlamento.
Além de Maia, disputa a presidência e o atual primeiro-vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG). Ele vai disputar como candidato avulso, uma vez que não tem o apoio do seu próprio partido. O MDB resolveu ficar com Maia.
Na mesma situação está o deputado Ricardo Barros (PP-PR), já que o PP declarou o voto em Maia.
O deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), conhecido como JHC, que inicialmente sairia também como avulso, conseguiu o aval da sua legenda após fracassar uma articulação do PSB com outros partidos da esquerda para apoiar um candidato em comum.
Candidato pelo Novo, Marcel Van Hattem (Novo-RS) espera conquistar o voto dos parlamentares de primeiro mandato com um discurso de renovação.
Pelo PSOL, o candidato será Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que fará seu primeiro mandato como federal.
O deputado General Peternelli (PSL-SP) entrou na disputa há poucos dias e não conta com o apoio oficial do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Já no início de janeiro, a legenda declarou o voto em Rodrigo Maia.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36