Impeachment da prefeita?
Notícias dos Poderes | 20 de Fevereiro de 2019 as 07h 50min
Whatsapp nunca esteve tão na moda entre os políticos. E nem estamos falando do Bebianno. Na segunda (18), na sessão da Câmara de Sinop, um vereador cogitou pedir o impeachment da prefeita Rosana Martinelli (PR), baseado em um áudio de Whatsapp.
Adenilson Rocha (PSDB), foi até a tribuna com seu telefone celular com a pose de quem carregava um documento ultrassecreto vazado pelo Wikileaks. Aproximou o aparelho do microfone e deu play. Era um áudio, visivelmente gravado pela prefeita, que provavelmente foi enviado para algum “amigo” que o vereador também tem em comum. Adenilson sequer falou a origem ou como obteve tal gravação, mas segue o curso.
No áudio, Rosana parece estar dando explicações à alguém por não ter feito algo. Ela justifica sua “falha”, dizendo que foi um dia difícil, em que o assunto principal era a eleição das comissões permanentes da Câmara. A prefeita diz ainda que tanto ela, quanto seu assessor jurídico, estavam focados nisso, considerando ser de “fundamental importância”.
Assim que o som do áudio cessou, veio o chilique do vereador. “Se isso não for interferência entre poderes, eu não sei o que é”, disse. Adenilson afirmou que vai enviar o áudio do “zap” para o jurídico da Câmara e, caso os advogados achem coerente, entrará com um pedido de impeachment.
Dica: podia ter feito essa consulta antes de levar o áudio à público. A prefeita, se quiser, pode processar o vereador por invasão de privacidade e a corregedoria deveria questionar o decoro do ato.
Sobre o conteúdo do áudio, ao nosso ver, nada demais. É óbvio que a formação das comissões da Câmara é um assunto importante para o executivo municipal e a prova disso é que nenhum projeto que saiu da prefeitura foi votado até agora. A preocupação da prefeita é legítima, principalmente pelo fato de que usa o expediente de votar projetos extra-pauta com muita frequência. Se torcer – ou mesmo articular - para ter legisladores da sua base nas principais comissões for “interferência entre poderes”, como disse Adenilson, então pode impichar o presidente, o governador e a maioria dos prefeitos do Brasil.
Em termos de dar show, a gente preferia aqueles que Adenilson fazia quando era DJ.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36