Férias sagradas
Notícias dos Poderes | 30 de Janeiro de 2019 as 18h 47min
A tentativa da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), de encurtar as férias dos vereadores não deu certo. Nem mesmo com R$ 31 milhões em jogo e a chance de fazer asfalto em dois bairros e ciclovia em 10 avenidas foi o suficiente para convencer a Câmara de vereadores de Sinop a antecipar o seu regresso.
A gestora havia solicitado uma sessão extraordinária, na última quinta-feira (24), para votar o projeto de lei que autoriza o município a contrair um financiamento, junto a Caixa Econômica, no valor de R$ 31 milhões. Dinheiro que seria investido em obras de infraestrutura. Hoje, dia 30, o presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PR), disse que não vai convocar a sessão extra e que o projeto será votado na segunda-feira (4), data da primeira sessão do ano.
Para justificar a posição, Remídio disse que alguns vereadores estavam fora da cidade e que um projeto dessa magnitude precisa da presença de todos. O regimento interno da Câmara tem outra “opinião”. O artigo 62 estabelece como quórum mínimo para abrir uma sessão um terço dos vereadores. Se o presidente e mais 4 vereadores estiverem na cidade, já seria o suficiente para “resolver” o assunto.
O presidente também ponderou que o projeto precisava passar pelas comissões competentes. Quem acompanha o GC Notícias – que cobre com rigor as sessões da Câmara – sabe que essa não é a regra de praxe. Boa parte dos projetos de lei encaminhados pelo executivo municipal acabam sendo aprovados extrapauta, em primeira e única votação, com os pareceres verbais das comissões competentes.
Enfim, o presidente decidiu e o projeto será votado na segunda. O que os vereadores vão aprovar ou reprovar não são as obras para esse ou aquele bairro. O legislativo precisa decidir se autoriza ou se proíbe a prefeita de fazer um “carnê”, com 96 prestações, que a prefeitura vai terminar de pagar em 2029.
Com esse crediário, Sinop pretende comprar a pavimentação nos bairros Alto da Glória e Jardim Umuarama 1, ciclovia e fechamento de valas nas avenidas Itaúbas, Foz do Iguaçu, Nelson Moggi, Tarumãs, Ingás, André Maggi, Palmeiras, Jequitibás, Pinheiros e na perimetral João Pedro Moreira de Carvalho.
Rosana pretende iniciar as obras em julho, assim que o período de chuvas acabar. A previsão da Caixa Economia Federal é que o contrato seja finalizado em 90 dias.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36