Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

MAIS LENHA

Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro

SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Notícias dos Poderes | 30 de Abril de 2025 as 22h 36min
Fonte: Marcos Lemos

A crise política gerada pela troca de acusação, inicialmente feitas pela deputada Janaina Riva (MDB) na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, ganhou um novo contorno a nesta noite com a divulgação de uma postagem do secretário Chefe da Casa Civil, o deputado Fábio Garcia em seu Instagram oficial no endereço (oficialfabiogarcia).

Veja postagem do secretário da Casa Civil em resposta a deputada Janaina Riva (MDB) no link anexo: https://www.instagram.com/reel/DJFyOVkMbah/?igsh=MXczZ3d2cTdqazBvOA==

O secretário que havia evitado à imprensa para avaliar a crise e a devida resposta preferiu fazer a mesma através de uma postagem aonde mescla partes do discurso da deputada acompanhado com esclarecimentos seus de forma oficial e procurou e conseguiu evitar a citação do nome do governador Mauro Mendes.

Ele abre a postagem com imagem em preto e branco e com os seguintes dizeres: “Que fala baixa e racista deputada Janaina Riva. Se a senhora quiser partir para o enfrentamento comigo eu estou pronto”, conclui a primeira parte da postagem.

Ai na segunda parte do post, agora com imagem colorida, para chamar mais a atenção do público ele abre sua fala assim: “Hoje eu fui atacado de forma baixa pela deputada Janaina Riva, com base em uma mentira de que eu havia dito que não pagaria emenda parlamentar impositiva, e óbvio, tentando se fazer de vítima”, conclui a segunda parte do post.

A postagem segue então com um trecho da fala da deputada Janaina Riva (MDB) feita no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 30 de abril de 2025. No VT aparece a deputada do MDB falando que Fábio Garcia na frente de uma roda enorme, disse o seguinte: As emendas da Janaina não vou pagar.

O Instagram do secretário da Casa Civil, volta para imagem dele com os seguintes dizeres: “Primeiro não é a senhora que vai me obrigar a pagar suas emendas. É a lei que já obriga ao Executivo Estadual ou Federal a pagar as emendas impositivas. Portanto, todas as emendas serão pagas, como vem sendo pagas. Como foram nos últimos dois anos. Agora quando o Executivo paga a emenda do parlamentar, a senhora não vai determinar. A senhora faz o seu trabalho lá (Assembleia Legislativa) e eu farei o meu trabalho aqui (Palácio Paiaguás) ”, explica parte da postagem.

A postagem do deputado federal e secretário de Estado volta para o VT da deputada Janaina Riva (MDB) quando ela coloca que “Se não pagar, vai me enfrentar com muita força aqui na Assembleia de uma forma como ele nunca viu”, diz trecho do VT da deputada do MDB.

Novamente a imagem volta para a postagem do secretário que dispara: “Se a senhora quiser me enfrentar, estou pronto e mais, muito tranquilo. Eu tenho um histórico em minha vida de muito trabalho e de muita honestidade. Eu não fui criado com o dinheiro da corrupção. Pelo contrário, eu fui criado e crio minhas filhas com o dinheiro do meu trabalho. Honesto. Estudei para isso, trabalhei para isso e faço disso, da honestidade um pilar da educação na minha casa. Portanto isto me deixa muito tranquilo, para não ter medo a nenhum enfrentamento. Estou pronto para ele se assim Vossa Excelência decidir”, fecha essa parte da postagem.

Ai novamente ele coloca o VT com uma fala do discurso da deputada Janaina Riva na Assembleia aonde ela afirma não ter medo dele e nem do governador e de nenhum secretário.

Novamente o secretário replica e afirma: “Janaina. Vossa Excelência não precisa ter medo de ninguém. Ninguém aqui faz política com medo, ao contrário de outros tempos do Mato Grosso. Os tempos da corrupção que a senhora conhece bem. Os tempos do medo, (com imagens no fundo de matérias da imprensa local inclusive com fotos do ex-deputado José Riva, pai da deputada algemado e acompanhado pela Polícia) ”.

“Aqui não se trata de medo, nem de perseguição, mas sim de posicionamento político”, frisa Fábio Garcia.

Novamente é apresentada parte da fala da deputada Janaina Riva que afirma ser a deputada mais votada desse Estado na qual o secretário da Casa Civil retruca: “Enquanto a senhora foi deputada estadual mais bem votada, eu fui o deputado federal mais bem votado do Estado de Mato Grosso. Até mais bem votado que Vossa Excelência. Portanto, eu sei a importância do voto, mas eu como sou oposição, por exemplo, ao governo federal lá em Brasília, as emendas demoram um pouco mais para serem pagas. Normal? Normal! Estou fazendo escândalo? Não! Eu reconheço minha posição de oposição, e aceito que há consequências a essa posição quando me posiciono desta forma com relação ao Governo do PT. Portanto, é ônus e bônus. Ação e consequência. Aqueles que não aprenderam isto com a vida (voltam a ser inseridas imagens da deputada Janaina Riva e seu pai José Riva) são aqueles que foram criados com o pai acobertando seus erros ou com o pai educando os filhos de forma errada. A minha educação é diferente. Eu sei que as minhas posições políticas terão consequências. Assumo elas e aceito elas. Não faço escândalos”, enfatiza Fábio Garcia.

Outra vez aparece parte do discurso da deputada na Assembleia aonde ela afirma: “Molecagem, ameaçazinha, faz lá para suas negas”, disse a parlamentar do MDB.

“Que fala baixa e infeliz deputada Janaina Riva. Quando a gente está com raiva, a gente põe para fora aquilo que a gente realmente é. Essa fala sua é racista. Sua fala é de um racismo estrutural que a gente precisa combater no Brasil. Eu tenho profundo respeito pelas pessoas negras de nosso país. Este racismo que você demonstra, precisa ser combatido no nosso país. Agora se você se refere as minhas negas como sendo a minha esposa e as minhas duas filhas, eu peço respeito. Sou casado há quase 28 anos e tenho duas filhas as quais eu respeito muito e não aceitarei nem Vossa Excelência, nem ninguém que desrespeite a minha família, minha esposa e minha família”, asseverou Fábio Garcia.

A postagem dele retoma uma nova parte do discurso da deputada Janaina Riva: “Tem mais uma: ficar fazendo campanha de deputado federal com o dinheiro do Estado”, disse Janaina, no que ele Fábio Garcia contesta com veemência: “A senhora está redondamente enganada. Eu não uso recurso do Governo para fazer campanha minha de deputado federal. Eu sou deputado federal e tenho as minhas próprias emendas e uso das minhas emendas para fazer política. Assim como você, como deputada estadual, usa de suas emendas para fazer política, mas com uma diferença: eu uso minhas emendas com transparência e honestidade. Aproveita, deputada Janaina e esclarece para a sociedade que tipo de política você buscava fazer com suas emendas e indicações (novamente são inseridos post de matérias de sites de notícias, só que desta vez trazendo supostas irregularidades na aquisição de kits agrícolas culminaram na exoneração do então secretário Luluca Ribeiro que é sobrinho de Dante de Oliveira e equipe), na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, cujo o secretário foi seu indicado por muito tempo. Esclareça isso a sociedade mato-grossense”, retruca Fábio Garcia.

Fábio Garcia ainda diz em sua postagem que: “Para fechar esse assunto. A minha posição é clara. A lei determina que eu pague todas as emendas, e assim o farei. Porém o calendário de pagamento dessas emendas, ele não será definido por Vossa Excelência. Será definida pelo Governo”, disse o secretário da Casa Civil.

Com a crise instalada entre o Executivo e o Legislativo, os demais deputados novamente se esforçaram durante todo o dia e noite a dentro, até o fechamento desta matéria para acalmar os ânimos, pois após a fala da parlamentar, as sessões ordinárias que acontecem todas quartas-feiras, se resumiram apenas as críticas, pois, nenhuma matéria de peso e importância foi apreciada, pelo contrário diversos pedidos de vistas impediram votações e verificação de quórum encerrou a sessão mais tumultuada dos últimos tempos na Assembleia Legislativa.

Resta saber os efeitos e consequências dos posicionamentos políticos adotados tanto pelo Legislativo como pelo Executivo e as repercussões disto na relação, que quando é tensa torna mais difícil a superação de obstáculos, se é que se pode vislumbrar uma possível retomada no entendimento que por exemplo, permitiu a apreciação e votação em tempo recorde, pelos deputados, da autorização para contratação do Hospital Albert Einstein para gerenciar o Hospital Central de Mato Grosso a partir do segundo semestre deste ano.