Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 05 de Julho de 2025

Menu

Licença de Instalação

Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso

Notícias dos Poderes | 04 de Julho de 2025 as 11h 14min
Fonte: Redação Pauta Livre MT

Foto: Assessoria

A Evermat (Indústria de Etanol Verde de Mato Grosso) recebeu, nesta semana, a Licença de Instalação para sua primeira unidade localizada em Sinop. Nesta primeira fase da indústria, está previsto um investimento de R$1 bi, podendo chegar a R$4 bi, em até 4 anos, conforme a demanda por ampliação.

A produção inicial estimada é de 207.5 m³/ano de etanol Anidro ou 215 mil m³/ano Hidratado, 134 mil tonelas/ano de DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles), 7.9 mil toneladas/ano de óleo de milho e 13 MW de energia elétrica. Para atender a necessidade industrial, estima-se o processamento de 1.250 toneladas/dia de milho.

A indústria deverá operar 24 horas por dia durante todo o ano. Somente na fase de instalação, trabalham cerca de 850 profissionais de 65 empresas terceirizadas, além de 68 profissionais diretos, podendo chegar a 150 contratações, após o início das operações.

O documento emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) viabiliza a construção da indústria em uma área de 105 mil m² às margens da BR 163, bairro Lídia, saída para os portos do Norte.

Nossa História

A Evermat é uma indústria que nasceu da cooperação de 31 famílias de produtores agrícolas de Sinop e Região. Grande parte dos sócios são filhos e netos de produtores rurais, provenientes da região sul do país. Desbravadores que chegaram ao Estado de Mato Grosso em busca de oportunidades, firmaram raízes, e hoje colhem os frutos do trabalho e da dedicação.

Esse espírito empreendedor e a persistência diante dos inúmeros desafios atrelados ao cultivo agrícola, incluindo a instabilidade climática e econômica, fez com que os produtores decidissem investir no setor industrial, agregando valor à matéria-prima.

“Nos unimos para verticalizar a produção, oferecendo uma alternativa rentável aos produtores rurais, promovendo e impulsionando outras cadeias produtivas do estado, estimulando o desenvolvimento regional e fortalecendo, ainda mais, a matriz energética brasileira – limpa e renovável”, afirma o presidente da Evermat, Tiago Stefanello.