Operação
Estelionatários são alvos de operação da PC em Cuiabá e Várzea Grande por golpes pela internet
Em um dos locais foi constatado o crime de furto de energia e o suspeito foi preso em flagrante delito
Notícias dos Poderes | 01 de Abril de 2025 as 07h 56min
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou, nesta terça-feira (1), a Operação "Saldo Devedor" para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão domiciliar, na Capital e em Várzea Grande.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Comarca de Cuiabá, decorrentes das investigações iniciadas em 2020 para apurar crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de capitais.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos simultaneamente nos bairros CPA III, CPA IV, Dom Aquino, Centro América e Village Flamboyant, em Cuiabá, e no bairro Mapim, em Várzea Grande. Em um dos locais, na Capital, foi constatado o crime de furto de energia e o suspeito foi preso em flagrante delito.
Foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais relevantes para o andamento das investigações, que serão analisados e juntados ao inquérito que tramita na Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá.
Os endereços alvos das buscas foram previamente identificados pelos policiais civis, após diligências visando identificar e esclarecer o funcionamento das atividades ilícitas praticadas pelos suspeitos.
Conforme apurado pela Polícia Civil, os envolvidos integraram um grupo criminoso especializado em golpes virtuais com movimentações financeiras fraudulentas e utilização indevida de contas bancárias, gerando prejuízos à coletividade e a vítimas ainda sob identificação.
De acordo com o delegado que coordena o trabalho, Pablo Carneiro, os atos investigativos e de averiguações continuam e os investigados serão formalmente ouvidos acerca dos fatos em apuração.
Nome da operação
Saldo Devedor remete à ideia de que, ainda que passado tempo significativo desde o início dos ilícitos, os envolvidos agora respondem pelos atos cometidos, enfatizando que a conta da justiça sempre chega, independentemente do tempo transcorrido.
Notícias dos Poderes
TCE-MT lidera mobilização para fortalecer prevenção de desastres em municípios
19 de Maio de 2025 as 20h50Primeira Dama e Secretário são indiciados por uso de carros públicos para irem à festas e clínica de beleza
19 de Maio de 2025 as 16h48Especializada em prédios de alto padrão, Haacke verticaliza skyline de Sinop
19 de Maio de 2025 as 15h29Sinop marca presença em rodada internacional de negócios durante o Avistar Brasil 2025
19 de Maio de 2025 as 15h12Instituto pede afastamento de corregedor da OAB-MT após denúncia envolvendo patrocínio simultâneo
Pedido foi encaminhado à Presidência da seccional e se refere à atuação de escritório que teria representado, ao mesmo tempo, a Unimed Cuiabá e uma beneficiária em ação judicial
19 de Maio de 2025 as 15h03Estados Unidos oferecem recompensa de quase R$ 60 milhões por informações sobre o Hezbollah na fronteira do Brasil
Autoridades buscam informações sobre redes financeiras da organização na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai
19 de Maio de 2025 as 12h46