Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 20 de Agosto de 2025

Menu

Saúde

Equipamentos da radioterapia chegam a Sinop

Projeção é de que unidade oferte o tratamento contra o câncer até novembro

Notícias dos Poderes | 20 de Agosto de 2025 as 15h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Os equipamentos prometidos pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em abril desse ano, já estão instalados na ala de radiologia do Hospital Santo Antônio, em Sinop. A estrutura projetada para ofertar dois novos recursos no tratamento de pacientes com câncer deve iniciar suas operações em novembro desse ano.

A informação é do vice-diretor da Fundação Comunitária de Saúde (que faz a gestão do Hospital Santo Antônio), Carlos Celso Martins. Segundo ele, os equipamentos avaliados em R$ 3,9 milhões estão instalados e nesse momento está aberto o processo de contratação dos profissionais especializados em fazer a calibração. “A obra civil, da ala de radiologia, foi concluída. Inclusive fizemos adequações na estrutura a pedido do Corpo de Bombeiros”, pontuou Martins.

A implantação da ala de radiologia do Hospital Santo Antônio remonta ao ano de 2012, quando surgiram as primeiras movimentações para viabilizar a estrutura. No ano de 2018 a obra foi contratada com recursos federais. Foram destinados R$ 11 milhões para um bloco com 1,2 mil metros quadrados de construção. A empreiteira contratada acabou abandonando a obra ainda no início. Dois anos depois uma segunda construtora foi contratada, mas também teve problemas na execução. Somente em 2023 a obra foi retomada com um novo processo de contratação, esse sim, com sucesso. Com o prédio pronto, resta equipar a unidade.

Martins explicou que a parte “nuclear” da radiologia já foi adquirida. Resta fazer apenas uma compra de computadores e uma pequena parte do mobiliário. O próximo passo será a calibração dos “aceleradores linear”, que produzem e controlam a radiação utilizada na radioterapia. Para isso, explica Martins, a Fundação está contratando um médico especializado em radioterapia e um físico nuclear. Ambos farão os testes necessários para garantir o funcionamento adequado desses equipamentos. “Não é uma negociação simples. Estamos buscando esses profissionais fora de Sinop, escolhendo a melhor empresa, que acabará atuando na unidade quando estiver em operação. Até o final de agosto o processo de contratação deve estar concluído”, comentou o vice-presidente.

A previsão é de que a aferição e testes dos equipamentos de radioterapia estejam concluídos até setembro. A partir desse ponto a unidade ingressa com o processo de homologação dos aceleradores junto a Comissão Nacional de Energia Nuclear. Paralelamente, a Fundação está buscando junto ao Governo do Estado a contratação dos serviços através do SUS, incluindo a nova ala no sistema único.

A estimativa é de que entre outubro e novembro a nova ala de oncologia do Santo Antônio esteja operando através do SUS com as especialidades de Radioterapia e Braquiterapia – tipos de tratamento contra o câncer que utilizam de radiação para destruir células cancerosas ou encolher tumores. Segundo Martins, a projeção é de que cerca de 100 procedimentos sejam realizados por mês na ala de radiologia, atendendo pacientes de todo Norte de Mato Grosso e também do Sul do Pará. Atualmente os pacientes dessa região precisam se deslocar até Cuiabá para ter acesso a esse tipo de tratamento pelo SUS.

O Hospital Santo Antônio, que é filantrópico, é referência SUS no tratamento de câncer em Sinop desde o ano de 2006, quando entrou em atividade a ala de oncologia. Atualmente a unidade oferece tratamento de quimioterapia, cirurgias e atendimento ambulatorial para pessoas com câncer. A ala realiza em média 650 procedimentos por mês através do Sistema Único de Saúde.