Alta nas vendas
Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bilhões no comércio brasileiro em 2025
Mais de 106 milhões de consumidores pretendem presentear na data; roupas lideram as preferências e gasto médio será de R$ 255
Notícias dos Poderes | 30 de Julho de 2025 as 12h 02min
Fonte: MT Econômico

Com a aproximação do Dia dos Pais, o comércio brasileiro se prepara para um dos períodos mais relevantes do ano, com expectativa de movimentar R$ 27,13 bilhões. A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, que aponta que 106,3 milhões de consumidores devem ir às compras em 2025.
Mesmo com uma leve retração no número de compradores em relação ao ano anterior, o cenário é considerado promissor para o setor. Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), David Pintor, “o Dia dos Pais continua sendo uma das datas mais importantes para o varejo, especialmente para o comércio físico, que ainda é o canal preferido pelos consumidores”.
Comportamento de consumo
A pesquisa revela que 65% dos entrevistados têm intenção de comprar presentes, embora represente uma queda de 4,6 milhões de pessoas em relação a 2024. Por outro lado, 31% planejam gastar mais este ano, impulsionados pelo desejo de adquirir produtos de melhor qualidade (58%), comprar mais itens (36%) e pela alta dos preços (34%).
Entre os que pretendem reduzir os gastos, 49% citam a necessidade de economizar, 38% enfrentam dificuldades financeiras e 30% estão com contas em atraso.
O gasto médio por consumidor será de R$ 255, com a intenção média de 1,7 presentes. Os itens mais procurados são roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%).
Forma de pagamento e canais de compra
A maioria dos consumidores (76%) pretende pagar à vista, sendo o Pix o meio mais utilizado (46%), seguido do cartão de débito (18%). Entre os que optarão pelo parcelamento, o cartão de crédito lidera (30%), com média de 3,4 parcelas.
As lojas físicas continuam em destaque, com 76% de preferência, especialmente em shoppings, centros comerciais e lojas de departamento. Contudo, 43% dos consumidores também devem comprar pela internet, principalmente via aplicativos e sites.
“É fundamental que os lojistas estejam atentos às tendências do ambiente digital, que cresce como canal de pesquisa e compra, mas sem esquecer a importância do atendimento presencial”, pontua David Pintor.
Emoção e consciência financeira
Apesar das restrições econômicas enfrentadas por parte da população — 35% afirmam estar com alguma conta em atraso —, a vontade de presentear permanece forte. Os principais motivos são o desejo de retribuir o carinho dos pais (37%) e o entendimento de que o presente representa um gesto simbólico e importante (30%).
A FCDL/MT reforça a importância do consumo consciente: “Presentear é uma demonstração de afeto, mas deve respeitar os limites do orçamento familiar. O comércio está preparado para oferecer boas opções para todos os perfis de consumidores”, conclui Pintor.
Sobre a pesquisa – O levantamento foi realizado entre os dias 30 de junho e 7 de julho de 2025, com consumidores das 27 capitais brasileiras. Ao todo, foram entrevistadas 910 pessoas, sendo que 600 seguiram com o questionário completo. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais no total e 4 p.p. entre os que manifestaram intenção de compra.
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