Depenando os pardais
Notícias dos Poderes | 07 de Novembro de 2018 as 19h 34min
A licitação lançada pela prefeitura no valor de R$ 9,9 milhões para locação de radares, controladores de velocidade e câmeras – a serem instalados no trânsito de Sinop – continua rendendo. Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (5), Leonardo Visera (PP), voltou a provocar seus pares para que boicotem a iniciativa da prefeita Rosana Martinelli (PR).
Na semana anterior, Visera propôs trancar a pauta de votações até que a licitação fosse suspensa. Agora, o vereador sugeriu que a Câmara faça um projeto de lei afim de retirar a dotação orçamentária da secretaria de Trânsito. Ou seja, zerar a conta da pasta destinada a investimentos. Sem grana na rubrica, Rosana não poderia fazer a compra/locação dos radares.
Visera falou grosso, com convicção e até encontrou quem apoiasse sua postura. No entanto, não é uma medida tão acessível assim para os vereadores.
Se a compra para os radares estiver na dotação orçamentária desse ano, não há nada que Visera possa fazer. Qualquer projeto que a Câmara venha a aprovar, mexendo no orçamento, terá vício de iniciativa e pode ser simplesmente sustado pela prefeitura. A única esperança é que a prefeita pretenda contratar o serviço pagando com o orçamento de 2019.
Se esse for o caso, os vereadores podem tentar “despenar” o orçamento dos pardais. Isso porque, a Lei Orçamentária Anual, mais conhecida como LOA, ainda está em tramitação na Câmara. O projeto entrou na casa em 1º de outubro e, tradicionalmente, costuma ser aprovado até a última semana de novembro – podendo se estender.
A LOA obrigatoriamente passa por 3 votações e pode ser emendada pelos vereadores. Ela estabelece onde e com que a prefeitura irá gastar o que vai arrecadar no próximo ano. Se Visera apresentar uma emenda pegando os recursos referentes a investimento da secretaria de Trânsito e repassá-los para outra finalidade, a prefeita não vai poder comprar os radares... nem qualquer outra coisa para a Guarda de Trânsito. Seria uma “castração financeira”.
A prefeitura ainda tentaria vetar as emendas. Uma manobra possível seria utilizar o argumento da Guarda Civil armada (que tem uma demanda popular), para manter a conta de investimento cheia. Afinal, até agora o município não comprou as armas de fogo para a Guarda. Se zerar a conta, não tem como comprar as armas. Se mantiver uma parte da dotação, pode ser que ao invés da espingarda, venha só o “pardal”.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36