Crise no ninho tucano
Notícias dos Poderes | 17 de Novembro de 2017 as 15h 51min
O PSDB de Sinop parece estar em processo de divórcio com sua principal liderança no Estado. Na manhã desta sexta-feira (17), lideranças tucanas do município acordaram menos apaixonadas por Pedro Taques (PSDB). O motivo da discórdia foi o colapso completo do Hospital Regional de Sinop, constatado pelo pedido de rescisão do contrato de gestão da unidade, apresentado pela Fundação Santo Antônio. Imaginem o quão ruim é ser parceiro do Governo do Estado, a ponto de uma entidade sem fins lucrativos abandonar um contrato de R$ 4,8 milhões por mês. Mesmo a Fundação, que foi criada para fazer caridade, não aguentou trabalhar com Taques.
O ato fere a imagem do governador, que em um momento de empolgação, chegou a dizer que cada morte na saúde seria de sua responsabilidade. Foi um golpe duro, sentido até por aqueles que acompanham Taques desde o começo e que depositaram nele a fé para remendar os estragos feitos por Silval Barbosa. Um ex-presidente do PSDB de Sinop chegou a comentar que ao invés da Fundação devolver a gestão do Hospital para o Estado, o ideal seria Taques devolver a administração de Mato Grosso.
Na noite de quinta-feira, o deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), antecipou o comportamento a ser adotado pelo PSDB de Sinop frente ao abandono do Hospital. Dentro da unidade, Leitão falou aos funcionários antecipando o rompimento do contrato, criticando Taques e incentivando que cada um ingresse com ações trabalhistas para receber do Estado. É difícil explicar exatamente o porque Leitão estava lá e falando disso. Talvez tenha sido peso na consciência.
O fato é que na terça-feira (14), o presidente do PSDB no Estado, Paulo Borges, que é de Cuiabá, disse que o partido já cogita abrir mão da candidatura de Leitão ao Senado. A vaga seria utilizada como barganha para montar um grupo mais forte e um projeto mais efetivo para reeleger Taques. Talvez Leitão não tenha concordado com essa prioridade e dado início ao seu projeto solo.
Há cerca de 2 meses, quando as mobilizações em prol do Hospital iniciaram, questionamos nesse espaço se Leitão ficaria ao lado da Fundação que sempre defendeu ou do Governador. O deputado parece ter tomado sua posição.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36