CPI das Águas não flui
Notícias dos Poderes | 19 de Abril de 2022 as 12h 06min
Na sessão da Câmara de Sinop desta segunda-feira (18), o vereador Toninho Bernardes reclamou que toda CPI proposta “sai”, só essa que não. “Essa”, segundo o vereador, é a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Águas de Sinop, empresa que detém os serviços de água e esgoto no município. Toninho quer que a Câmara crie uma CPI da Águas de Sinop, mas não falou para investigar o que.
Seguindo o regimento interno da Câmara, para abrir uma CPI é necessário atender a dois pré-requisitos: ter 5 assinaturas de vereadores e um fato determinado a ser investigado. É preciso ter um objeto concreto a ser apurado pela Comissão. No caso da CPI da Águas de Sinop, é preciso que seus motivadores estabeleçam o motivo. Pode ser o não cumprimento das metas de ligações da rede de esgoto, por exemplo. Ou a legalidade da cobrança da taxa de ligação de esgoto nos loteamentos implantados após o contrato de concessão.
Ainda que ache o fato determinado, Toninho e a atual legislatura não estará inovando. Em 2017 a Câmara instalou uma CPI contra a Águas de Sinop. Acabou recuando e transformando a empreita em “Comissão Especial”. Depois anulou a comissão especial e voltou com uma CPI mesmo. O foco era uma suposta falha nos hidrômetros, que teriam aumentado o consumo geral da população, impactando na conta. No final, quando a Comissão concluiu os trabalhos, nenhuma irregularidade foi apontada. É o famoso “deu em nada”.
Um ano depois o então vereador Ícaro Severo entregou o seu abaixo assinado pedindo o fim do contrato com a Águas de Sinop. Ele reuniu 28 mil assinaturas da população para que a prefeitura desse fim na terceirização – o que não ocorreu. Hoje Ícaro está na diretoria da Ager, agência reguladora que fiscaliza a Águas de Sinop. Isso não impediu um novo reajuste tarifário, em fevereiro desse ano.
O motivo? A Aegea – holding que engloba a Águas de Sinop – joga de acordo com a cartilha. É uma mega corporação do saneamento básico que segue a risca o que está no contrato. Quem quiser dar uma prensa nessa empresa terá que conhecer o contrato tão bem quanto ela.
Notícias dos Poderes
Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39