Conversa Fiada
Notícias dos Poderes | 19 de Maio de 2021 as 11h 54min
Nesta terça-feira (18), o presidente da Câmara de vereadores de Sinop, Élbio Volkweis (Patriota), usou da assessoria de comunicação da Casa de Leis para noticiar seu itinerário em Cuiabá.
A “prosa” começa falando de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), na qual Elbio pedia ajuda para conseguir dinheiro para implantar a rádio da Câmara de vereadores de Sinop – homologada desde dezembro de 2020.
Mas quanto dinheiro Élbio pediu? O texto que falava da visita não revelava o valor. Perguntamos para a assessoria de imprensa da Câmara. A resposta foi: É preciso esperar o presidente voltar para Sinop para dar a resposta.
Uma simples resposta. Mas Élbio precisa voltar para Sinop e então dá-la pessoalmente. Quanto suspense e segredo em algo que é público.
Talvez Élbio não tenha dito quanto precisava quando o pediu o dinheiro para Assembleia. Não faz diferença, já que começou pedindo errado. A Assembleia – ou qualquer deputado – não pode repassar dinheiro para Câmara de vereadores. Esse movimento simplesmente não existe. Se tentar, o dinheiro volta para o caixa do Estado. Caso algum deputado estadual de fato queira dedicar suas emendas para implantar a rádio da Câmara, terá que fazê-lo através da prefeitura de Sinop, em convênio com o governo do Estado.
Desse jeito, parece que Élbio não tinha o que pedir. A conversa fica ainda mais fiada quando se pensa no projeto da Rádio Câmara. O orçamento feito no passado – aquele que tem que esperar o presidente voltar para ficarmos sabendo – era de R$ 700 mil. Esse valor inclui os equipamentos, a montagem do estúdio e da torre.
Pois bem, todos os anos a Câmara de vereadores deve, por obrigação, devolver a sobra de recursos públicos que não conseguiu gastar. Apesar de todas as obras e reformas que cada novo presidente da Casa de leis faz, sempre sobra dinheiro no legislativo de Sinop. Em 2020 foram R$ 1,6 milhão em recursos devolvidos. Esse dinheiro volta para o caixa da prefeitura, que pode aplicar no que desejar.
Se de fato é tão importante que a Câmara tenha uma rádio, Élbio, como presidente, pode apenas pegar a sobra de caixa e implantar. Isso sim é possível, viável e previsto na lei orgânica.
O resto é conversa fiada.
Notícias dos Poderes
Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39