Nova ferramenta
Cidades de Mato Grosso vão receber teste de alerta da Defesa Civil neste sábado (27)
Mensagem será enviada para Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco e poderá atingir cidades no entorno
Notícias dos Poderes | 23 de Setembro de 2025 as 09h 57min
Fonte: Secom -MT

A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar, no próximo sábado (27.9), o teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta”, do Governo Federal. A ferramenta, que está em fase de implementação no Estado, tem como objetivo aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.
O teste será realizado a partir das 14h e será direcionado à população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. No entanto, o alerta poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras de celular.
A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.
Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.
Não há necessidade de cadastro prévio e a mensagem de alerta aparece na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso. Além disso, a mensagem é acompanhada de sinal sonoro.
A Defesa Civil reforça que não há motivo para pânico durante o teste.
A nova ferramenta
O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia nacional que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em uma área de risco, ainda que o telefone esteja no modo silencioso.
A ferramenta possui dois tipos de alerta:
-
O extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um sinal semelhante a uma sirene, e indica urgência imediata, sendo necessário que a população adote medidas de proteção naquele exato momento. É este alerta que será testado em Mato Grosso.
-
Já o alerta severo emite um sinal sonoro semelhante ao do SMS, de recebimento de mensagem, e aponta urgência não imediata, dando tempo maior para a população se proteger.
A Defesa Civil ressalta que o sistema de alerta complementa outros canais já existentes, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.
Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.
A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.
Notícias dos Poderes
Cronograma para limpeza de cabos e fios dos postes é apresentado pela Energisa; ação iniciou hoje (23)
23 de Setembro de 2025 as 15h58Sérgio Ricardo diz que Santa Casa será vendida por R$ 25 milhões para prefeitura ou Governo
Presidente do Tribunal de Contas disse que o valor do leilão está caindo e que a venda por R$ 25 milhões é a realidade. "Já vi hoje aquilo que havia previsto", afirmou.
23 de Setembro de 2025 as 15h04Rebaixamento da UHE Colíder provoca prejuízos à pesca e ao turismo
Pescadores e comerciantes relatam em audiência os impactos com a oscilação do lago
23 de Setembro de 2025 as 14h50MT Construir destaca inovação no mercado de portas em Sinop
23 de Setembro de 2025 as 10h52Passageira fica presa em toboágua de cruzeiro a 48 metros do mar no Alasca; vídeo viraliza nas redes
23 de Setembro de 2025 as 10h47Esposa de PM que matou personal a tiros se entrega à polícia
Aline Valandro Kounz é alvo de um mandado de prisão temporária de 30 dias por suspeita de envolvimento no assassinato de Rozeli Nunes
23 de Setembro de 2025 as 10h38Mulher dá bocejo matinal tão forte que quebra o pescoço: 'Quase morri'
Hayley Black sentiu uma 'sensação de choque elétrico' percorrer seu corpo, e seu braço ficou 'paralisado no ar' após bocejar forte e se espreguiçar pela manhã
23 de Setembro de 2025 as 10h19Governo sanciona lei que extingue 56 cartórios em MT; veja quais
Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em julho, após ser validade pelo Pleno do TJ-MT
23 de Setembro de 2025 as 10h00