Centrão da Câmara de Sinop
Notícias dos Poderes | 09 de Outubro de 2023 as 17h 06min
A fala do presidente da Câmara de Sinop, Paulinho Abreu (PL), na sessão dessa segunda-feira (9), foi uma aula de fisiologia política, digna dos professores do “Centrão” que habitam o Congresso Nacional. O presidente comentou na tribuna sobre o encontro do seu partido, o PL, realizado na semana passada. Evento, que teve como um dos pontos altos, a filiação de Dalton Martini, atual vice-prefeito que rompeu com Roberto Dorner e se alvora como adversário direto do prefeito no próximo ano. Mas Paulinho ignorou esse fato.
Ao invés disso foi logo dizendo que “existem decisões pessoais e decisões partidárias”, e que o PL continua na base de apoio do prefeito. Quase como um beijo no rosto, que vem antes da promessa de não traição, o discurso do presidente busca a manutenção dele – e também de outros do partido – dentro da situação, ou nesse caso, do lado de quem está no poder. E soltou a clássica fala: “um político não tem que atrapalhar uma gestão”.
Paulinho não apenas não mencionou Dalton nominalmente, dando as boas vindas ao novo filiado de peso. O presidente ainda desconversou o projeto do PL de ter candidato a prefeito. Disse que a eleição será no ano que vem e que o partido ainda vai decidir se terá ou não candidato a prefeito. Paulinho chegou a se colocar com um possível candidato do PL. É um direito seu, como liderança da sigla e herdeiro de um forte nome político. Mas não deixa de desafiar a lógica do cenário.
Quem também se pronunciou pelo conforto de ficar na situação foi Toninho Bernardes (PL). Ele referendou as palavras de Paulinho, lembrou que seu partido tem 3 vereadores na Câmara e disse ainda que o apoiaria como candidato a prefeito do PL, caso fosse viável. “Pode soltar a pesquisa”, provocou Toninho, que também não fez deferência a Dalton.
O poder é confortável e os políticos de carreira sabem disso. Resta saber se a fidelidade dos membros do PL à Roberto Dorner tem prazo de validade ou se Dalton caiu em uma arapuca, sendo capturado por um partido que irá render apoio à reeleição, inviabilizando sua candidatura. Se for o secundo caso, não seria a primeira vez.
Notícias dos Poderes
Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39