Projeto de lei
Câmara dos Deputados do Uruguai vota a favor da eutanásia
Notícias dos Poderes | 13 de Agosto de 2025 as 16h 23min
Fonte: Reuters

A câmara baixa do Parlamento uruguaio votou na quarta-feira pela legalização da eutanásia, imitando Cuba, Colômbia e Equador em uma mudança social na América Latina predominantemente católica.
O projeto de lei para descriminalizar a morte assistida foi aprovado por 64 votos na Câmara dos Deputados, com 99 assentos, após um debate acalorado durante a noite. Ele agora segue para o Senado, que deverá aprovar a legislação antes do final do ano.
De acordo com a nova lei, adultos mentalmente competentes que sofrem de doenças terminais ou incuráveis podem solicitar a eutanásia.
Uma emenda importante parece ter ajudado a convencer os parlamentares uruguaios contra a proposta original de 2022, exigindo que uma junta médica analise um caso se dois médicos envolvidos discordarem.
O parlamentar Luis Gallo, que abriu o debate, lembrou de pacientes falecidos que inspiraram o projeto de lei.
“Não nos esqueçamos de que o pedido é estritamente pessoal: ele respeita a vontade livre e individual do paciente, sem interferência, porque diz respeito à sua vida, ao seu sofrimento, à sua decisão de não continuar vivendo”, disse Gallo, da coalizão governista de centro-esquerda Frente Ampla.
As pesquisas de opinião mostram um amplo apoio público à eutanásia, desde o presidente Yamandú Orsi. O Uruguai também foi pioneiro na legalização do casamento gay, do aborto e do uso da maconha.
A discussão nacional sobre a eutanásia foi trazida para o centro político em 2019 por um ex-dirigente esportivo, Fernando Sureda, que foi diagnosticado com uma doença degenerativa.
Sureda, que comandou a associação de futebol do Uruguai, defendeu publicamente o direito de morrer.
O Uruguai se junta a uma lista crescente de países, incluindo Canadá, Espanha e Nova Zelândia, que legalizaram alguma forma de morte assistida. O Reino Unido também está fazendo o mesmo.
Notícias dos Poderes
Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51Justiça manda suspender festa do peão em MT por gastos públicos de mais de R$ 2 milhões
15 de Agosto de 2025 as 07h58Idoso fica 1h sem sinais vitais, e é reanimado após ter óbito atestado por dois médicos na BA
Equipe de funerária estava a caminho da unidade de saúde para buscar o corpo, quando foram notados sinais vitais
14 de Agosto de 2025 as 22h30PGR não vê envolvimento de desembargadores em fraudes no TJMT e pede volta à 1ª instância
ubprocuradora-geral da República pediu que inquérito relativo à Operação Sepulcro Caiado volte a tramitar junto à primeira instância ante a ausência de elementos que indiquem envolvimento de desembargadores em fraudes investigadas
14 de Agosto de 2025 as 19h40