Cadê o Novo?
Notícias dos Poderes | 17 de Setembro de 2018 as 17h 09min
O GC Notícias divulgou nesse domingo (16), a pesquisa eleitoral realizada pela Real Dados junto ao eleitorado de Sinop. O eleitorado que nos acompanha pela nossa fanpage reagiu as amostragens das mais diversas formas. Houve quem levantou dúvidas sobre a credibilidade da pesquisa – mesmo se tratando de um trabalho feito pelo mais tradicional instituto de pesquisa da cidade. Também houveram os críticos de percentual e aqueles contentes com o resultado. Entre as reverberações dos nossos leitores, uma que chamou a atenção diz respeito ao fato que, em suma, lideram as pesquisas candidatos que são “políticos de carreira”, com vários mandatos no currículo. Em suma, uma crítica a ausência de renovação.
E desta vez, não é por falta de opção. Em Sinop mesmo, o partido Novo, que ao jus do nome se apresenta como o inédito na política, possui 8 candidatos a deputado federal. Nenhum deles com qualquer passagem pela política, virgens de campanha e... de voto. Nenhum dos candidatos do Novo a deputado federal apareceu na pesquisa Real Dados/GC Notícias. Pesquisas podem ser falhas (ainda mais nas eleições proporcionais), e por isso existe a margem de erro e o intervalo de confiança. Mas analisando apenas o cenário apresentado pela amostragem, podemos afirmar que, ao que tudo indica, o modelo Novo não é eleitoralmente próspero.
O Novo defende que os partidos não precisam de horário eleitoral gratuito e de dinheiro do fundo partidário para fazer campanha. A ideologia do Novo é de que existem formas baratas de se fazer propaganda eleitoral. No entanto, a total ausência de candidatos do partido na pesquisa em Sinop mostra que, talvez, a mensagem do Novo não está chegando até o eleitorado.
Se for ao contrário, com a mensagem chegando ao eleitor, o problema passa a ser o conteúdo. Ou seja, a massa eleitoral não se convenceu dessa novidade. E nesse caso não cabe depreciar a escolha do eleitor, dizendo que brasileiro não sabe votar. A democracia é um fenômeno social que só pode ser salva por ela mesma. Não há como enfiar, goela abaixo, um produto político, ainda que esteja com um atrativo rótulo novo. É preciso formar uma rede, envolver pessoas e, fazer política. Os políticos de profissão sabem muito bem como fazer isso. Não a toa, continuarão vencendo no voto.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36