Bora enrolar
Notícias dos Poderes | 24 de Setembro de 2018 as 09h 44min
Tentando minimizar a aguda rejeição que tem em Sinop, o governador do Estado e candidato a reeleição, Pedro Taques (PSDB), lançou um vídeo da sua campanha dirigido a maior cidade do Norte de Mato Grosso. O VT de um minuto começa com um “booooora Sinop!”, no melhor estilo Pedro Taques de tentar fazer bordões populistas. Os que se segue são tentativas de mostrar o que a atual gestão proveu por Sinop. E esse é o problema.
Taques começa falando da recuperação do asfalto entre Sinop, Cláudia e Santa Carmem – algo na casa de 100 km de estrada. É pouco? Sim, mas isso pelo menos foi de Taques. O resto do que ele disse ter feito, não lhe pertence.
O menos grave foi o Ganha Tempo, uma estrutura que de fato é genuína do governo Taques. No entanto, trata-se de uma concessão com a iniciativa privada, em que o Estado terceiriza a cobrança de impostos, algo que ele próprio deveria fazer.
Depois, Taques cita a ponte do Rio Teles Pires. Ele não especifica qual, se foi a da MT-222 construída em 2008 ou a da MT-220, que foi alteada pela Usina Hidrelétrica este ano. Seja qual for, não há dinheiro do Estado ali.
Taques também fala no vídeo de rede de esgoto em Sinop. Qual? O sistema de esgoto em Sinop é terceirizado pela Águas de Sinop e gerido pelo município. O governador também toma para si as emendas dos deputados estaduais para dizer que fez asfalto e sinalização em “vários” bairros da cidade. “Vários” quais, governador?
A Escola Zeni Vieira não ficou fora da lista. Nem poderia. Afinal, essa escola Taques inaugurou duas vezes, uma em 2016 e outra nesse ano, às vésperas da campanha. Cabe ao GC Notícias lembrar que essa escola foi criada em 2011, mediante um convênio com o Ministério da Educação. Taques até concluiu a obra, é verdade, mas o processo já estava pronto quando ele sentou na cadeira. Aliás, nesse mesmo pacote estava duas outras escolas: no Jardim das Nações (E.E Cleufa Hubner) e no Jardim das Orquídeas. Estas, ele sequer deu conta de tocar o processo e concluir.
Por fim, mas não menos importante, Taques utilizou toda essência de óleo de peroba que tinha guardado para campanha para dizer – pasmem – que aumentou 20 leitos no Hospital Regional de Sinop. De fato, em maio de 2018 Taques anunciou um aditivo de mais 20 leitos no Hospital. O que ele não disse é que antes disso seu governo reduziu quase pela metade o número de leitos e que, mesmo hoje, a unidade opera com apenas uma parte da sua capacidade. O Hospital Regional de Sinop foi projetado para comportar 120 leitos. Chegou a ter 91 leitos instalados no período da intervenção, antes de Taques virar governador. Quando seu governo trocou a Fundação Santo Antônio pelo Instituto Gerir, o Estado encolheu o contrato para 55 leitos. Apenas 6 meses depois o contrato foi revisto e ampliado para 75 leitos, que é o que o Regional atende atualmente.
Taques falou tanto em 2014 que seria diferente, que era uma inovação na política e que nenhum mato-grossense ficaria para trás. Hoje, o que ele faz é tomar as ações políticas dos outros para tentar reverter sua impopularidade. Mente ou diz meias verdades, publicamente em horário eleitoral. Taques diz “Boooora Sinop”. Talvez, se a cidade pudesse responder, diria: pegue sua caravana e vá embooooora Taques.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36