Aula de regimento 2
Notícias dos Poderes | 05 de Março de 2019 as 12h 10min
O presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz (PR) – e todos os outros 7 vereadores do “Blocão” – já tinham tomado uma aula de regimento interno com a primeira decisão da justiça, expedida pelo titular da 6ª vara, juiz Mirko Gianotte. Ao invés de só refazer do jeito certo o que foi feito errado, decidiram pedir a “revisão” da prova.
A segunda aula de regimento interno deu ainda mais vergonha alheia. Ao apreciar o pedido de liminar feito pela atual mesa diretora, que tentava reformar a decisão expedida por Mirko, o desembargador Márcio Vidal, do Tribunal de Justiça, reeditou a “lapada”.
O esbregue foi eivado de elegância, como costuma ser os despachos dos magistrados. Nem por isso foi menos dolorido para a moral. “É de se registrar que, mesmo numa analise de cognição não exauriente, percebem-se fortes indícios de que, na hipótese, houve o desrespeito às normas regimentais da Câmara Municipal”, escreveu o desembargador. Basicamente, o que Vidal disse foi que bastou uma olhada por cima para ver que a eleição das comissões foi feita de forma errada.
O desembargador indeferiu o pedido de liminar, dizendo que: “diferentemente do que argui a Agravante [Câmara], a decisão mostra-se fundamentada, posto que dela se inferem os expressos dispositivos legais, extraídos do Regimento Interno da Câmara dos Vereadores do Município de Sinop, que, supostamente, foram contrariados, por ocasião da eleição ora questionada”. Ou seja, o juiz da segunda instância precisou lembrar para o jurídico da Câmara que a decisão não só estava fundamentada como apontava exatamente qual foi o erro.
Ponto para Mirko. Ainda há o mérito para ser julgado, mas com essa análise superficial é difícil esperar uma inversão do entendimento da segunda instância. E nesse caso, ponto também para Remídio, que após tomar a segunda aula de regimento interno decidiu por obedecer, fazer a nova eleição e colocar a Câmara para trabalhar – desafogando assim os projetos de lei do executivo municipal que estavam na geladeira.
Só ficou a leve vergonha. Mas essa passa.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36