Ação regulatória
Ager realiza fiscalização na barragem da Usina Colíder
Agência avaliou o nível de segurança e o desempenho da usina
Notícias dos Poderes | 29 de Agosto de 2025 as 23h 15min
Fonte: Nayara Takahara - Ager-MT

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), conveniada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou uma fiscalização na barragem da Usina Hidrelétrica Colíder, localizada no rio Teles Pires, na região norte de Mato Grosso. A ação ocorreu após a estrutura passar do nível de segurança de “atenção” para “alerta” no dia 14 de agosto.
Durante a inspeção, realizada nos dias 20 e 21 deste mês, a equipe técnica da agência mato-grossense avaliou as medidas adotadas pela concessionária responsável quanto ao nível de segurança, bem como o desempenho da usina. O relatório da fiscalização será encaminhado à ANEEL, que, a partir das conclusões, decidirá sobre as medidas cabíveis.
Em nota publicada nesta sexta-feira (29.08), a ANEEL informou ter exigido da nova titular da usina, a Centrais Elétricas Brasileira – Eletrobras –, a adoção de ações concretas para restabelecer o nível de segurança da barragem à condição normal, “de modo a garantir a segurança das pessoas e das estruturas do ativo”, conforme destacou o comunicado.
“No âmbito do planejamento das fiscalizações do ano de 2025, a usina Colíder já havia sido selecionada para fiscalização presencial no segundo semestre, com o objetivo de avaliar seu desempenho e as condições do nível de segurança de sua barragem, além da verificar a conformidade regulatória dos instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), instituída pela Lei nº 12.334/2010”, segundo a ANEEL.
A Usina Hidrelétrica Colíder foi construída pela Copel Geração e Transmissão S.A. (Copel-GT) entre 2011 e 2019, que também operou o empreendimento até maio de 2025, quando a Eletrobras assumiu a gestão.
Convênio com a ANEEL
Firmado desde 2002, o convênio de cooperação entre a Ager e a ANEEL delegou à agência reguladora estadual a execução de atividades complementares de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, o que inclui as 142 usinas hidrelétricas em operação, entre pequenas, médias e grandes; e suas barragens.
Notícias dos Poderes
Corte bovino exclusivo de Mato Grosso ganha força em frigoríficos e restaurantes
03 de Setembro de 2025 as 09h54Festival de Praia do Festeja Sinop começa neste domingo (07); confira as orientações
03 de Setembro de 2025 as 09h38Seduc organiza grande final do SuperChef da Educação 2025 nesta quarta-feira (3)
Última etapa da competição começa com preparação de pratos e premiação realizada em cerimônia de jantar no Buffet Ipiranga
03 de Setembro de 2025 as 08h51Adolescente de 15 anos em moto morre esmagado entre carro e muro em MT
Vítima foi identificada como Josias Henrique Rangel de Campos.
02 de Setembro de 2025 as 19h23Mutirão do CAR Digital 2.0 em Campo atende produtores rurais de 17 municípios
Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Sindicato Rural de Sinop, das 8h às 18h.
03 de Setembro de 2025 as 07h20Governo remarca leilão de lote de rodovias para concessão
Leilão que inclui trecho de Sinop a Vera será realizado no final de outubro
02 de Setembro de 2025 as 17h24Festeja Sinop: Prefeitura e Câmara realizam audiência pública para debater conscientização sobre saúde mental
02 de Setembro de 2025 as 16h07Portal nacional integra informações e amplia eficiência em investigações de pessoas desaparecidas
A ferramenta representa um grande avanço para que pessoas, que possam estar em outros estados, sejam localizadas com mais facilidade
02 de Setembro de 2025 as 15h24