Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Novembro de 2024

Menu

Notícias dos Poderes

Acostumados com o poder

Notícias dos Poderes | 18 de Outubro de 2024 as 18h 18min

O bom líder se vigia para não confundir a sua imagem com a imagem do coletivo que representa. O eleito pode ser a cara de uma instituição, mas a instituição jamais deve ser a sua cara.

Um episódio recente na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Mato Grosso, dá indícios da dificuldade em separar o que é o espaço da instituição e qual espaço pertence ao líder. Nesta quinta-feira (18), logo após ser registrada a chapa que disputa a reeleição da presidência da OAB/MT, apoiadores da atual presidente, Gisela Cardoso, fizeram uma foto onde todos aparecem sinalizando com as mãos o “Número 1” – que é o número da chapa. Isso é do jogo.

O que não faz parte do jogo é publicar essa foto nas redes sociais da Escola Superior de Advocacia, que é vinculada a OAB. O Instagram da Escola, dedicada à capacitação e formação contínua dos advogados, acabou sendo usado para fazer propaganda política.

O provimento 222/2023, que dispõe sobre o procedimento eleitoral a ser observado nos órgãos da OAB-MT, proíbe a promoção pessoal de candidatos na propaganda institucional da entidade. Se a regra é essa, porque a foto pró-Gisele foi publicada na rede da ESA?

A resposta talvez esteja na dificuldade do atual grupo separar o que é propaganda da Gisela e o que é propaganda da OAB. O poder acostuma e trai os desatentos.

A eleição da OAB-MT ocorrerá no dia 18 de novembro e além de Gisela estão na disputa o advogado Pedro Paulo, derrotado na eleição em 2021, e Xênia Guerra, presidente da subseção de Sinop.