A casa mais segura do Estado
Notícias dos Poderes | 30 de Janeiro de 2019 as 17h 56min
Praticamente toda mídia cuiabana noticiou o contrato firmado pelo governador Mauro Mendes (DEM), para alugar uma casa, no Alphaville – um condomínio de luxo na capital. A locação custará aos cofres públicos R$ 109,2 mil por ano. Mas como Mendes deve continuar no posto de governador pelos próximos anos, o custo final passará dos R$ 440 mil.
O imóvel residencial abrigará a segurança pessoal do governador. Desde o governo Blairo Maggi essa é uma prática comum no Estado. Governador e vice possuem uma escolta pessoal, responsáveis por manter a segurança dos líderes no local de trabalho, em suas residências e também no trajeto entre ambos. Cabe ao Gabinete Militar fazer esse serviço, conforme o artigo 10 da lei complementar 612, promulgada na última segunda-feira (28). O serviço pessoal de proteção também se estende aos parentes de primeiro grau.
A maior parte da imprensa da capital tratou o assunto como uma discrepância entre o que a gestão Mendes fala e o que faz. Ao decretar situação de calamidade financeira, o atual governador oficializou que irá arroxar gastos. Some a isso a não concessão dos reajustes salariais e os vencimentos dos servidores, que estão atrasados. Alugar uma casa em um condomínio de luxo não é exatamente sinônimo de economia.
O fato é que o atual governador do Estado é um milionário. A escolta pessoal de Mendes terá que se hospedar próximo a sua residência, até por uma questão de logística. E essa é a verdadeira discrepância. Os mato-grossenses que moram em um condomínio de luxo tem, naturalmente, uma segurança muito superior ao cidadão comum. Muros, câmeras de monitoramento, vigias e guaritas presentes nesse tipo de empreendimento imobiliário mantiveram Mendes e sua família segura até agora. Mas porque não incluir nessa lista uma dúzia dos melhores Policiais Militares do Estado?
Está na lei, assim como a obrigação do Estado de garantir a segurança pública de todos. Não sendo possível, primeiro a do governador, do vice, das suas famílias e depois do resto.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36