Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 13 de Agosto de 2025

Menu

Transporte Aéreo

Sinop tem o segundo maior aeroporto do Estado

Movimentação do Aeroporto de Sinop é duas vezes maior que Rondonópolis e Alta Florestas juntos

Geral | 19 de Fevereiro de 2015 as 12h 03min
Fonte: Jamerson Miléski

Os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmam. O segundo mais importante aeródromo do Estado de Mato Grosso está em Sinop. O balanço divulgado pela agência em parceria com a Infraero, na última semana, aponta um volume de embarques e desembarques que supera, em duas vezes, a soma da movimentação dos aeroportos de Rondonópolis e Alta Floresta, terceiro e quarto município em importância na logística aérea, respectivamente.

O relatório traz o balanço dos voos no ano de 2014. Sinop registrou 220.131 embarques e desembarques ao longo do ano passado. Isso representa uma média de 603 passageiros por dia no terminal. Uma taxa de lotação que alcança a casa dos 92%.

O pico a aviação local foi em julho, com 21.601 embarques e desembarques. O mês com menos procura foi março com 15.781 passageiros passando pelo terminal.

O mais importante aeroporto do Estado continua sendo o de Cuiabá. Ao longo de 2014 foram registrados 3.300.489 embarques e desembarques – uma média de 275 mil ao mês. Ou seja, o que Sinop movimenta ao longo de um ano, a capital gira em menos de um mês.

O aeroporto de Rondonópolis registrou no ano passado 57.959 embarques e desembarques. Nesse mesmo período Alta Floresta teve uma movimentação de 48.130 passageiros.

 

Aeroporto estrangulado

A Azul Linhas Aéreas solicitou a ANAC, a operação de voos entre Campinas e Sinop. Se aprovados a companhia irá iniciar as atividades deste voo no dia 16 de Março com seis vezes por semanais (Domingo a Sexta-Feira). O mesmo será operado pelos Embraer 195 com capacidade para 118 passageiros.

Os voos solicitados parte do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, as 10h13, chegando a Sinop as 12h50. No sentido oposto, sai de Sinop as 13h20 e chega a Campinas as 15h56.

Hoje essa conexão é feita passando por Cuiabá, o que faz que em alguns casos demore de 12 a 16 horas para completar o trecho. Dessa forma, partindo de Sinop em 2 horas será possível pousar em um dos principais aeroportos do país. Além de encurtar distâncias, principalmente com a redução do tempo de voo, a ampliação da Azul faz de Sinop sua segunda base de conexão no Estado. Dessa forma, passageiros de Cuiabá e região poderão pegar esse voo a partir de Campinas, pousar em Sinop e pegar uma segunda rota para Cuiabá, em casos de lotação nos voos que partem direto para capital.

Se por um lado a cidade ganha em estrutura aérea, o minúsculo terminal tende a ficar ainda mais saturado. Em tempo chuvoso, voos estão sendo cancelados, sobrando transtornos para os usuários do transporte aéreo de Sinop.

O poder público tenta dar celeridade ao processo de reestruturação do terminal, com um projeto que estima um investimento na ordem de R$ 132 milhões, mas que até agora sequer foi licitado.