Formação
Senado capacita Câmaras de Vereadores em Sinop
Objetivo do programa é fazer com que as Câmaras Municipais tenham sites na internet
Política | 28 de Março de 2016 as 16h 58min
Fonte: Jamerson Miléski

Aproximadamente 50% das Câmaras de Vereadores espalhadas por todo o país não estão na internet. Isso significa que a ferramenta de pesquisa mais utilizada pelo brasileiro não tem respostas oficiais referentes ao trabalho de metade das casas legislativas.
Para tentar trazer as Câmaras Municipais para a rede mundial, o Senado Federal desenvolve o Interlegis, um projeto de capacitação dos poderes legislativos. Nesta segunda-feira (28), 29 técnicos de 16 câmaras municipais da região estão em Sinop participando do Encontro Interlegis.
Durante a semana, a equipe do Interlegis estará em Sinop para realizar a oficina “Portal Modelo”, em que cada casa legislativa poderá criar e publicar seu próprio site na internet. Outra oficina é sobre Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. As oficinas serão realizadas na Unemat.
Quem está viabilizando as oficinas é o senador Wellington Fagundes (PR-MT). A primeira foi realizada em Cuiabá em maio do ano passado. Segundo o senador, o Interlegis se tornou o maior programa de modernização e integração do Legislativo em todo o mundo e a primeira experiência de inclusão digital no âmbito parlamentar da América Latina.
No encerramento (1º de abril), serão realizadas quatro palestras na Câmara Municipal de Sinop. A primeira delas é sobre o Plano de Concessão de Rodovias, Aeroportos, Ferrovias e Hidrovias, que está a cargo do senador Wellington Fagundes. Em seguida, fala o diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Hélder Rebouças, que vai abordar o tema “Infraestrutura: Perspectivas Legislativas”. A terceira palestra é sobre “Investimentos na Infraestrutura de Transporte e Escoamento da Safra Agrícola” e quem vai falar é a consultora legislativa do Senado, Liliane Galvão Colares. A manhã termina com a palestra da coordenadora de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, Dalva Dutra, que vai falar sobre “A Transparência no Legislativo, a solução web Interlegis”.
Notícias dos Poderes
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10Governador vistoria obras de duplicação da BR-163 nesta sexta-feira; confira agenda
12 de Setembro de 2025 as 06h59Após votos de Moraes, Dino e Cármen Lúcia, STF forma maioria e condena Bolsonaro
11 de Setembro de 2025 as 15h19Fux vota para absolver Bolsonaro por todos os crimes
Em seu voto, Fux rejeitou a imputação dos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
10 de Setembro de 2025 as 19h55Fux vota pela 'nulidade absoluta do processo'; o que vem agora
A tese, no entanto, precisará ser acompanhada por ao menos mais dois ministros para ter algum impacto no processo
10 de Setembro de 2025 as 10h02Como resultado do julgamento de Bolsonaro pode afetar eleições de 2026
Primeira Turma do STF retoma análise da Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente é acusado por cinco crimes, entre eles, golpe de Estado
10 de Setembro de 2025 as 07h30