Chapada dos Guimarães
Nova espécie de macaco é descoberta por pesquisadores em MT
Geral | 29 de Janeiro de 2020 as 17h 08min
Fonte: G1

Uma nova espécie de macaco foi descoberta em Chapada dos Parecis, no sudoeste de Mato Grosso. O zogue-zogue de barba branca foi descrito pelo mato-grossense Almério Câmara Gusmão, aluno de doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no programa em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), desenvolvido em conjunto com um grupo de outros 15 pesquisadores de nove instituições, durante uma expedição para estudar fóssil de árvores na região.
O Brasil é o país com o maior número de primatas conhecidos. Segundo o site oficial da Sociedade Brasileira de Primatologia, são mais de 140 espécies distribuídas pelo território nacional. Após a descoberta de uma nova espécie de primata no ano passado, os pesquisadores foram surpreendidos com essa nova espécie da mesma família.
Durante o processo de observação, o padrão de cores da nova espécie foi o que chamou a atenção dos pesquisadores, que iniciaram um estudo detalhado da genética, que resultou em um artigo, recentemente publicado em uma das mais importantes revistas internacionais do assunto, a Primate Conservation.
Entre as outras instituições que participaram da descoberta estão a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal do Para (UFPA), Instituto Pró-Carnívoro (IPC), Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e da Global Wildlife Conservation, Stony Brook University.
Outro registro da espécie, no mesmo período, foi na UHE Rondon II, durante um estudo de desmatamento no Sul de Rondônia realizado pela professora Mariluce da Unir. Esse foi o único registro em Unidade de Conservação, feito pela equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) do ICMBIO.
“Trata-se de mais um patrimônio natural brasileiro que enriquece a lista de fauna dos Estados de Mato Grosso e Rondônia. Agora com um nome científico é possível desenvolver estudos e implantar medidas específicas de conservação da espécie”, destaca Gusmão.
A espécie
Batizado de Plecturocebus parecis, em uma referência a onde é encontrado, Chapada dos Parecis, nos estados de Mato Grosso e Rondônia, a espécie faz parte de um grupo de macacos conhecidos popularmente como zogue-zogue-de-barba-branca, por conta da marcante barba esbranquiçada, característica única que o difere dos demais.
Outras características físicas do animal são as costas vermelhas, a ponta do rabo e as mãos esbranquiçadas. Apesar de ainda não haver estudos publicados sobre a ecologia alimentar da espécie, nos momentos em que foram encontrados na natureza foi possível observar eles se alimentando de folhas e frutos.
Notícias dos Poderes
Shows de Frank Aguiar e Marcos e Belutti levam cerca de 32 mil pessoas ao estádio
07 de Setembro de 2025 as 18h06TJMT divulga atos de nomeações de candidatos classificados no concurso público
07 de Setembro de 2025 as 13h45Novos contratos de concessão de Mato Grosso se tornam referência internacional
Contratos são os primeiros do país a preverem adaptação às mudanças climáticas para garantir mais segurança nas estradas concedidas
08 de Setembro de 2025 as 07h39Corpo de Bombeiros resgata sucuri de 5 metros que estava em pátio de empresa
06 de Setembro de 2025 as 23h21Moradora de Sinop morre em tombamento de carreta na BR-163 no Pará
06 de Setembro de 2025 as 23h17Mulher de 44 anos morre engasgada com pedaço de pão dentro de casa em Cuiabá
06 de Setembro de 2025 as 11h22Coçar as costas vira negócio lucrativo em salão de Miami; sessões custam até R$ 700
Empresa familiar oferece “terapia do arranhão” e atrai clientes do mundo todo com sessões que prometem relaxamento profundo
05 de Setembro de 2025 as 16h04Empresário do RS morre 2h após comprar Porsche e retirar carro da concessionária
Jonas Stefanello, de 45 anos, havia buscado o automóvel às 12h e sofreu o acidente por volta de 14h30. Ele era sócio proprietário de quadras esportivas e deixa uma filha de 9 anos
05 de Setembro de 2025 as 16h01