Ciência
Jabuti com casco de plástico recebe pintura realística
Artista reproduziu os traços de um casco de jabuti na prótese projetada em 3D
Geral | 17 de Março de 2016 as 11h 33min
Fonte: Jamerson Miléski
A jabuti fêmea que ficou nacionalmente conhecida acaba de receber mais um upgrade. Fred, a jabuti que recebeu uma prótese de plástico para substituir o seu casco, agora volta a usar as cores que a natureza lhe deu. Bom, pelo menos da forma mais próxima que a mão humana pode reproduzir.
O casco projetado através de um programa de computador e materializado com uma impressora 3D, utilizando um plástico feito a base de milho, tinha as dimensões perfeitas para garantir a mobilidade e a proteção para Fred. Funcionalmente perfeito, mas visualmente parecia um jabuti albino. O casco não havia recebido pigmentação. Era branco, dando para Fred um aspecto de “tartaruga de plástico”.
Depois de receber a ajuda da turma das exatas e da medicina, Fred encontrou mais um amigo de “humanas”. O artista Yuri Caldera, de Brasília, se ofereceu para dar uma roupa nova a jabuti fêmea. Ele reproduziu as cores e desenhos peculiares dos cascos desse tipo de quelônio. O resultado foi um casco que, visualmente, parece ser de um jabuti de verdade.
O designer 3D de Sinop, Cícero Moraes, que projetou a prótese, explica que o casco é desmontável, dividido em 4 partes que se encaixam. As peças foram removidas do animal e então pintadas. O passo a passo do “projeto Fred” e resultado final pode ser visto nas fotos.
Fred perdeu o seu casco em um incêndio florestal. Hoje ele vive no Distrito Federal, na casa do veterinário Rodrigo Rabello, que participou do processo de implantação da prótese.
Segundo a equipe responsável, o procedimento é inédito no mundo e usou um polímero derivado do milho, de baixo custo. Um quilo desse material custa R$ 136 – mais barato que os materiais convencionais. A impressora 3D utilizada foi fabricada no Brasil, também de baixo custo. A peça foi projetada em um software livre, que pode ser baixado de graça. O casco de Fred é o resultado de uma ciência eficaz, barata e acessível.
O nome Fred surgiu em "homenagem" ao personagem Freddy Kruger, dos filmes de terror. Segundo Rabello, o aspecto de desgaste do casco queimado tinha semelhança com o rosto deformado do vilão dos filmes "A hora do pesadelo".
Jabuti casca grossa
Há um ano, a jabuti foi vítima de um incêndio florestal próximo ao setor Altiplano Leste. O animal chegou às mãos de Rabello muito debilitado. O veterinário cogitou sacrificar o bicho. "Um quadro bastante crítico, praticamente em óbito, mal se movia. Um quadro gravíssimo", disse.
Enquanto recebia os primeiros cuidados, Fred teve duas pneumonias e ficou sem comer por 45 dias, mas resistiu e se recuperou. Mesmo com o novo casco, a jabuti não tem condições de voltar ao cerrado porque ainda precisa de cuidados. A carapaça será alvo de novos estudos para avaliar a resistência a médio e longo prazo.
A história de Fred foi contada pelo Fantástico – noticiário de domingo da Rede Globo. Depois da reportagem, artistas de todo o Brasil se ofereceram para pintar o casco de Fred. Durante todo esse período foi estudado o tipo apropriado de tinta, que não desgastasse a carapaça e não causasse danos à saúde da jabuti. Deu certo. Agora Fred desfila ostentando as mesmas cores que tinha antes de ver a sua vida por um fio.
Notícias dos Poderes
Mais de 1,5 mil militares reforçam policiamento em rodovias e comércios de MT
Operação foi deflagrada nesta terça-feira (05) em todo o Estado e segue até 2 de janeiro
06 de Dezembro de 2023 as 07h03Advogado é morto a tiros ao deixar escritório no Bosque da Saúde em Cuiabá
Roberto Zampieri foi executado por volta das 19h40; assassino estaria usando um moletom preto
05 de Dezembro de 2023 as 21h50GC Notícias testa o ‘carro mais verde’ de Sinop
Veículos elétricos abastecidos com usina solar podem ser alugados na cidade
05 de Dezembro de 2023 as 18h00Passagens áreas estão mais caras em Mato Grosso do que antes e durante a pandemia de covid-19
Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
05 de Dezembro de 2023 as 12h09Abelhas que atacaram pai e filho são procuradas pelos bombeiros em Sinop
Pai e filho foram atacados por em enxame de abelhas no último domingo (3), em Sinop; a casa ficou isolada por mais duas horas
05 de Dezembro de 2023 as 11h48Prefeitura divulga lista de inscritos e locais de prova do processo seletivo da Educação
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
05 de Dezembro de 2023 as 11h23Bombeiros continuam buscas por casal que desapareceu após se afogar em rio de Juara
As vítimas estavam em um passeio de barco no domingo (3), quando começou a entrar água na embarcação, por causa das fortes ondas no local
05 de Dezembro de 2023 as 11h20Sema anula R$ 13 milhões em multas por destruição de 3,6 mil hectares em MT
Entre os beneficiados, está agropecuária Amaggi
05 de Dezembro de 2023 as 10h48