Corrigindo o tom de ameaça
Notícias dos Poderes | 18 de Julho de 2019 as 17h 44min
Depois que o cabo da PM Gerson Correia Junior declarou à justiça militar que a operação do Gaeco contra o ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa, às vésperas da eleição foi “orquestrada”, o Ministério Público tratou de se manifestar.
A posição do MP veio em uma nota assinada pelo procurador-geral do órgão, José Borges Pereira, às 16h05. Menos de meia hora depois, uma nova nota, pedindo para desconsiderar a anterior.
O que mudou da primeira nota do MP enviada para a imprensa, para a segunda (e oficial) foi o tom de ameaça. Na primeira mensagem, o MP parecia querer dar um aviso sobre as investigações que estavam em curso. O texto era: “Oportuno dizer, também que em um dos procedimentos investigatórios criminais em curso, será realizada nos próximos 15 dias auditagem no sistema de escuta ‘Guardião’ utilizado pelo Gaeco”. O “Guardião” é um sistema utilizado pelo MP que grava, armazena e transcreve todas as escutas telefônicas resultado de grampos judiciais.
Parecia um alerta dirigido a um único processo, que seria demandado ainda este mês. Algo personalista, quase como um “aviso”.
Na segunda nota, a frase foi corrigida. Ficou assim: “Oportuno dizer também que nos procedimentos investigatórios criminais em curso, e naqueles a serem instaurados, será realizada auditagem no sistema de escuta ‘Guardião’ utilizado pelo Gaeco”.
Dessa forma, o que era uma ação dirigida passa a ser um procedimento padrão, a ser usado “naquele” procedimento de investigação e em todos os outros.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36