Especial
Conheça o rosto verdadeiro do homem que gritou independência
Reconstrução em 3D foi realizada pelo designer sinopense, Cícero Moraes
Geral | 07 de Setembro de 2018 as 08h 00min
Fonte: Redação

Hoje, 7 de setembro, fazem 196 anos que o Brasil declarou sua independência de Portugal. O homem que proferiu o grito é uma figura da história nacional, um filho da coroa que não quis voltar para pátria europeia. O rosto da independência, transcrito por gerações através de pinturas, estátuas e afrescos, agora pode ser contemplado não pelas concepções artísticas, mas pela forma que a ciência diz que foi.
O rosto real de Dom Pedro Primeiro é resultado da reconstrução forense realizada a partir do crânio preservado do imperador. Quem operou o procedimento foi o designer 3D de Sinop, Cícero Moraes – especialista nesse tipo de tarefa. A imagem gerada foi impressa em 3 dimensões, gerando um busto que foi tonalizado pela artista plástica, também de Sinop, Mari Bueno.
A peça foi entregue nessa quarta-feira (5), ao Museu Histórico Nacional (MHN), onde está em exposição. “É uma imagem do fim da vida de D. Pedro I, enquanto a maior parte das imagens que a gente conhece dele são anteriores, mais jovem”, explica o historiador e diretor do museu, Paulo Knauss. “Nestes tipos de imagens também existe sempre a concessão poética do pintor, escultor, e D. Pedro I não escapou desta diversidade de interpretações. O que temos aqui então é uma imagem menos imponente, que tenta representar D. Pedro I sem a solenidade tradicional, numa visão mais objetiva e menos dramática dele, do ponto de vista da antropologia forense, uma novidade de nosso tempo que sai do campo de medicina para o dos estudos históricos. Não é que ela seja melhor ou pior do que as outras, e sim mais uma versão possível dentro da plêiade de imagens que configuram esta extraordinária personagem, talvez uma das mais representadas de nossa História”, completa.
A imagem foi reconstruída por Cícero a partir das fotos do crânio de Dom Pedro. As imagens foram colhidas pelo fotógrafo Maurício de Paiva quando da exumação de seu corpo para pesquisa liderada pela historiadora e arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel, da Universidade de São Paulo (USP), em 2012.
Cícero Moraes garante que não enfeitou o imperador. “Foi um processo estritamente científico, seguindo protocolos rigorosos”, afirmou.
O busto é uma doação do advogado e hagiólogo José Luís Lira, patrocinador do projeto que adquiriu os direitos da foto do crânio de Maurício de Paiva. Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, Lira é conhecido pelos seus estudos sobre a biografia de santos católicos e já tinha trabalhado com Moraes na reconstituição facial de alguns deles, como Santa Maria Madalena, Santa Paulina, São Valentim e São Sidônio de Aix.
Segundo Lira, mesmo sendo uma personagem histórica cuja imagem é de domínio público, ele também buscou obter autorização da família imperial para fazer a reconstituição, o que acabou se mostrando uma fonte de informações importantes para garantir sua fidelidade. “E isso acabou sendo importante pelas informações que eles deram que ajudaram na reconstituição”, destacou.
Cícero e Lira com Príncipe D. Bertrand
Exemplo disso, diz Lira, é o nariz levemente torto do busto impresso, resultado de acidente que resultou em sua quebra perto do fim da vida de D. Pedro I. “Perguntei delicadamente a D. Bertrand (de Orléans e Bragança, atual Príncipe Imperial do Brasil) sobre o nariz de D. Pedro, que tinha visto relatos de ser torto, e ele disse que era sim, resultado de uma queda que levou, de cavalo ou charrete”, lembra. “Segundo ele, é uma história que todo mundo sabe dentro da família, mas que os livros de História não registram e quase ninguém sabe fora dela”, completou.
Várias imagens foram produzidas do rosto real de Dom Pedro a partir da reconstrução. Elas podem ser facilmente encontradas na internet.
Notícias dos Poderes
Aeroporto de VG fecha no período noturno para manutenção e prejudica voos
O remanejamento dos voos durante o período de obras tem causado atrasos, cancelamentos e diversos transtornos aos passageiros.
02 de Agosto de 2025 as 09h30Academia é condenada em R$ 100 mil por cobrança extra
01 de Agosto de 2025 as 17h04Prefeito de Cuiabá e homem trans 'batem-boca' por causa de pronome neutro
01 de Agosto de 2025 as 15h54Mato Grosso tem redução de 70% nos focos de calor em julho; menor índice em 27 anos
Clima ajudou para a redução, mas impacto também é resultado da política de tolerância zero contra os crimes ambientais
01 de Agosto de 2025 as 15h48Gasolina com 30% de etanol entra em vigor a partir desta sexta-feira
Governo afirma que economia para o consumidor final pode chegar até R$ 0,20 por litro de gasolina comum
01 de Agosto de 2025 as 15h13Conselheiro Antonio Joaquim articula nova luta para ampliar recursos da educação infantil em 2025
34 municípios já aderiram ao edital do governo estadual para construção de creches, mas recurso previsto não será suficiente
01 de Agosto de 2025 as 15h07Lançada a campanha de renegociação de dívidas e de incentivo à educação financeira
01 de Agosto de 2025 as 14h43Governador sanciona lei que congela valores do Fethab
Medida garante previsibilidade ao setor agropecuário ao manter fixo o valor da contribuição de fundo estadual
01 de Agosto de 2025 as 14h31