OAB-MT
Xênia propõe mudança no formato de escolha dos representantes do quinto constitucional
Geral | 28 de Outubro de 2024 as 09h 31min
Fonte: Da Redação
A candidata à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Xênia Guerra, tem como proposta para a advocacia mato-grossense a reformulação do processo de indicação dos representantes do quinto constitucional.
“Uma das minhas propostas é mudar esse formato, para que você, advogado ou advogada, também possa participar. É hora de devolver o poder à advocacia. Juntos, conseguiremos garantir que a escolha do representante do quinto de fato represente toda a advocacia”, afirmou Xênia.
Atualmente, apenas os conselheiros titulares eleitos participam dessa decisão, o que, segundo Xênia, não reflete a vontade de toda a advocacia. Portanto, a proposta de Xênia visa democratizar o processo, ampliando a participação dos advogados na escolha dos representantes do quinto constitucional.
Este modelo mais democrático já é adotado em alguns estados como na Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, onde a votação se dá de forma direta.
A Constituição prevê que 20% das vagas de determinados Tribunais sejam destinadas a integrantes do sistema de Justiça que não sejam da carreira da magistratura, como membros do Ministério Público e advogados.
“O quinto constitucional é um instrumento de democratização do Poder Judiciário, sendo assim, é importante também que toda a classe possa participar deste processo”, afirma Xênia.
Notícias dos Poderes
Cabine de carreta fica destruída em batida com outra
Motorista sofreu ferimentos leves
05 de Dezembro de 2024 as 12h54Mulher se joga de ponte e é resgatada com ferimentos
Ela foi encaminhada ao hospital pelo Samu
05 de Dezembro de 2024 as 12h46Espetáculo o pequeno príncipe em Sinop neste sábado
Uma produção da Escola Palco que promete encantar a comunidade
05 de Dezembro de 2024 as 11h02Dono de rádio em MT morre em batida com caminhão em MT
05 de Dezembro de 2024 as 10h11Sargento da PM morre após ser baleado acidentalmente em Cuiabá
As circunstâncias do caso estão sendo investigadas
05 de Dezembro de 2024 as 00h43PF acha ‘conta de propina’ com assessor de desembargador afastado
Mensagens recuperadas indicam pagamentos; magistrado diz que ‘nunca teve sua ficha funcional maculada em quase 40 anos de atividade’
04 de Dezembro de 2024 as 18h35Influenciador investigado pela Polícia Civil é preso em São Paulo após desembarcar em voo da Europa
Além da promoção de jogos ilegais, seis investigados também vendiam rifas fraudadas
04 de Dezembro de 2024 as 18h31Juiz nega absolvição de procurador aposentado e empresário em ação que apura corrupção e lavagem
Réus alegaram falta de provas, mas o magistrado não concedeu absolvição. Chico Lima [foto] teria cobrado propina de R$ 900 mil
04 de Dezembro de 2024 as 18h29