Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 05 de Dezembro de 2024

Menu

Eleições na Ordem

Xênia: 'O que vemos é uma gestão feita por uma ou duas pessoas, enquanto o interior é esquecido'

Declaração da candidata a presidência da OAB-MT aponta vícios na atual condução da entidade

Geral | 30 de Outubro de 2024 as 07h 00min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

A candidata à presidência da OAB-MT Xênia Guerra expressou duras críticas à gestão atual da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso, acusando-a de ignorar as necessidades das subseções do interior do estado e lembrá-las apenas durante o período eleitoral. 

Segundo Xênia, a relação com as subseções no interior tem sido marcada por um nítido distanciamento com a administração centralizada em poucas pessoas e decisões sendo tomadas de forma isolada, sem diálogo com as lideranças locais.

Xênia, que também é presidente da subseção de Sinop, destacou que o aumento do repasse às subseções, um recurso essencial para fortalecer a advocacia no interior, só foi alcançado devido à pressão contínua dos presidentes das subseções. “Ninguém veio para o interior no começo da gestão dizer: ‘Olha, vou dar o reajuste de repasse para você’. Nós tivemos que passar o primeiro ano inteiro brigando para aumentar o repasse das subseções,” declarou Xênia.

A candidata ainda criticou a atual gestão por, segundo ela, criar uma imagem de união e proximidade com as subseções no momento da eleição, enquanto no decorrer do mandato o interior teria sido amplamente negligenciado. "No período eleitoral, ouvimos o discurso de que todos somos Ordem, de que todos somos importantes e de que é ‘sobre pessoas’. Mas, na prática, o que vemos é uma gestão feita por uma ou duas pessoas que decidem tudo, enquanto nós, do interior, estamos aqui na ponta, trabalhando no dia a dia e sendo esquecidos,” afirmou Xênia.

Atualmente, Xênia conta com apoio de 20 presidentes de subseções, o que reforça a uma insatisfação generalizada entre as subseções, que buscam maior representatividade e recursos para atender as demandas da advocacia fora da capital. A advogada liderou um movimento pela proporcionalidade entre capital e interior e hoje conta com representantes de todas as subseções em sua chapa, tendo 49 membros do interior e 46 da capital. 

“Eu vou construir uma gestão que valorize de fato todas as regiões, garantindo que o interior tenha voz ativa na Ordem”, finalizou Xênia, em evento realizado na cidade de Lucas do Rio Verde.

 

Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…