Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 05 de Dezembro de 2024

Menu

Eleições na Ordem

Xênia ‘‘O grande valor desse projeto é a união da capital e do interior’’

Primeira candidata a presidente da OAB do interior diz que advogados da capital não são abraçados pela Ordem

Geral | 24 de Outubro de 2024 as 11h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

A atual gestão da OAB/MT (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso), não serve nem ao interior, nem a capital. Advogados que estão fora da “bolha” do grupo que conduz a entidade estão tão relegados quanto os profissionais que operam nas regiões mais distantes do Estado, mesmo compartilhando o mesmo CEP que a presidente. Essa é a leitura da candidata a presidente da seccional da OAB/MT, Xênia Guerra.

A análise foi feita durante uma entrevista concedida ao GC Notícias na noite desta quarta-feira (23), durante o lançamento da sua candidatura no município de Sinop, local onde Xênia reside e atua como advogada. O evento realizado no Resenha Bar e Restaurante encheu o estabelecimento com advogados jovens e veteranos de toda a região. Na semana passada, Xênia lançou sua chapa na capital do Estado, momento em que reuniu mais de mil advogados.

Em sua “casa”, Xênia referendou a singularidade do movimento que a sua candidatura representa para a advocacia do Estado. Nos 92 anos de existência da OAB/MT, essa é a primeira vez que um candidato do interior disputa a presidência. Além da “cabeça”, a Chapa 3 tem um corpo plural. Quase 52% da chapa é formada por advogados do interior. Há pelo menos um representante de cada uma das 29 subseções da Ordem espalhadas pelo Estado. “As realidades da advocacia são diferentes. A realidade do advogado de Comodoro não é igual à do advogado de Rondonópolis. Ter advogados do interior vai fortalecer as pautas, as bandeiras e as necessidades da OAB; vai trazer para a Ordem um olhar e também uma prioridade para as demandas da advocacia do interior”, declarou Xênia.

Então a candidatura de Xênia enfraquece a advocacia da capital? A advogada garante que não se trata de uma ação do interior contra a metrópole, mas de uma proposta de integração. “O grande valor desse projeto está na união dos advogados da capital e do interior. É um trabalho conjunto, assim como aconteceu com as mulheres, que conquistaram seu espaço de representação na OAB e tornaram a entidade mais forte. O interior também vem fazendo um trabalho em conjunto, buscando uma Ordem que seja mais inclusiva e plural”, explica Xênia.

Para a candidata, embora o atual grupo que presida a OAB/MT seja majoritariamente de advogados da capital, isso não significa que os profissionais que atuam em Cuiabá e Várzea Grande são devidamente prestigiados pela entidade. “Eu percebi ao longo da caminhada que a integração também é uma demanda do advogado da capital. Quem não está dentro da ‘bolha’ se sente afastado, deslocado. Com essa candidatura inédita na história do Brasil nós vamos conseguir trazer essa aproximação da Ordem com o advogado e a advogada da capital e do interior”, garante Xênia.

O descontentamento de outros advogados detectado por Xênia também foi percebido pela própria candidata. Na eleição passada da Ordem, Xênia apoiou a candidatura de Gisela Cardoso, mas ao longo do mandato as expectativas foram frustradas. “Trabalhei para elege-la e ao longo da gestão não só eu, mas 20 dos 29 presidentes das subseções, 8 dos 10 diretores da Caixa de Assistência dos Advogados, 4 dos 6 conselheiros federais e alguns vice-presidentes perceberam que durante a eleição foi um discurso e na gestão foi outra realidade, com um ou dois tomando decisão que não vinha de encontro com os interesses da advocacia”, analisou Xênia.

Embora a primeira candidatura do interior tenha começado desacreditada, com reticências se o grupo conseguiria pelo menos 5 assinaturas dos presidentes das subseções, o projeto encabeçado por Xênia ganhou corpo. “Nós viemos com muita humildade, desde maio conversando com a advocacia de todos lugares do Estado. Onde os outros viram 20 ou 30 votos, nós vimos 20 ou 30 advogados que precisam dessa atenção. É esse o pensamento que queremos levar para a Ordem”, finalizou Xênia.