Sinop
Voto de Censura para exonerar secretária de Saúde é arquivado
Maioria dos vereadores atestou a ilegalidade do projeto de decreto legislativo
Geral | 08 de Maio de 2023 as 18h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

A secretária de saúde de Sinop, Daniela Galhardo, não será exonerada por determinação da Câmara de vereadores. Na sessão ordinária desta segunda-feira (8), o projeto de decreto legislativo 008/2023, que impingia um Voto de Censura à gestora da saúde acabou sendo arquivado.
O voto de censura foi proposto pelos vereadores Élbio Volkweis, Hedvaldo Costa, Moises Tavares e Mauro Sugizaki. Eles pediram a demissão da secretária após a abertura do processo administrativo implantado pela pasta para apurar a morte de uma criança na UPA 24h, em um caso de possível negligência médica. No documento, os vereadores justificaram que a exoneração também deveria levar em consideração as denúncias de horas extras não cumpridas, relatório da CPI da Saúde referente ao atraso de pagamentos do Instituto Social Saúde e Resgate a Vida (ISSRV) que apontou irregularidades no contrato e a denúncia ao Ministério Público Federal manifestação n° 202300019719, acusações de corrupção na secretária de Saúde no contrato do Instituto Gestão Políticas Públicas (IGPP) – empresas contratadas pela prefeitura para conduzir a gestão da UPA 24h e outras unidades de saúde do município.
O voto de censura nem chegou a ser colocado em votação. Isso porque, a comissão de Justiça e Redação da Câmara emitiu um parecer contrário – o que torna o projeto “ilegal”. A comissão é presidida pelo vereador Juventino Silva, tendo Celsinho do Sopão como relator e Lucinei como membro.
Élbio Volkweis pediu, em tribuna, explicações sobre o parecer, buscando uma justificativa para a reprovação. Como a resposta era voluntária, nenhum dos vereadores que integram a comissão se manifestou.
Para que o projeto fosse encaminhado para votação e pudesse ser aprovado, a maioria dos vereadores deveria derrubar o parecer. Mas na hora de votar o dispositivo, apenas os vereadores autores do Voto de Censura foram contrários ao parecer da comissão de Justiça e Redação.
Com o parecer mantido, o presidente da Câmara, Paulinho Abreu, determinou o arquivamento do projeto de decreto.
O voto de censura é uma medida extrema, prevista no artigo 27 da lei orgânica municipal. Através desse dispositivo, a Câmara pode determinar a imediata exoneração de qualquer secretário municipal ou funcionário comissionado do Poder Executivo Municipal ou autarquias.
Histórico da secretária
Daniela Galhardo, atual secretária de Saúde, é enfermeira de formação, vive na cidade há mais de 23 anos e conhece a gestão da saúde pública por dentro. Antes de ser a titular da pasta, foi adjunta ainda na gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli, se manteve no cargo com a troca de prefeito e, em setembro de 2021, quando Valério Gobatto foi exonerado, ela assumiu interinamente.
À frente da Saúde, Daniela trocou a gestão da UPA, rompendo o antigo contrato. Cingiu – em caráter emergencial – um novo contrato, maior, para tentar atender o que de fato é o serviço da UPA.
Um novo contrato emergencial foi estabelecido sob a gestão de Daniela, mantendo o IGPP. A licitação definitiva, para regularizar essa questão, foi lançada na semana passada.
No caso específico da Manuelle – criança de 3 anos de idade que morreu na UPA, com suspeita de negligência médica - Daniela afastou o profissional médico envolvido e abriu uma sindicância.
Notícias dos Poderes
Secretário de Saúde de Sorriso faz balanço dos seis primeiros meses de gestão e projeta avanços estruturais na rede pública
17 de Julho de 2025 as 15h42PF: provas mostram que magistrados de MT receberam propina
Investigação identificou que empresa de advogado transferiu R$ 5 mi para enteada de magistrado
17 de Julho de 2025 as 15h39Menina esfaqueada pelo pai recebe alta médica após 24 dias
17 de Julho de 2025 as 15h25Colisão entre duas carretas e carro deixa um morto na BR-163 entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde
17 de Julho de 2025 as 15h14Nova frente fria chega em MT neste sábado
17 de Julho de 2025 as 15h10TCE cita Lei estadual e defende reabertura do Morro de Santo Antônio para visitação pública
17 de Julho de 2025 as 15h02PF apura ligação de ministros do STJ com empresário de MT
17 de Julho de 2025 as 10h43Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA
A Coca-Cola disse que 'agradece o entusiasmo do presidente Trump', sem confirmar que planeja fazer o ajuste
17 de Julho de 2025 as 10h36