Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 29 de Setembro de 2025

Menu

Conexão

Voo Cuiabá-Peru: Mato Grosso negocia rota aérea internacional direta com a Latam

Durante missão comercial na Expoalimentaria, no Peru, o Governo de MT abriu tratativas para criar uma nova rota aérea que ligaria Cuiabá ao mundo, com escala em estados amazônicos, visando ampliar a logística para o agronegócio

Geral | 29 de Setembro de 2025 as 07h 33min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

O Governo de Mato Grosso iniciou conversas promissoras com a companhia aérea Latam para viabilizar um voo internacional direto entre Cuiabá e o Peru. A prospecção dessa nova rota aérea foi o destaque da missão mato-grossense em Lima, capital peruana, durante a Expoalimentaria 2025.

A iniciativa visa não apenas facilitar viagens, mas, principalmente, ampliar as conexões logísticas do estado para escoar a produção do agronegócio e acessar novos mercados consumidores.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, enfatizou a importância estratégica do novo voo para a integração regional e internacional:

"Precisamos fazer a conexão aérea com o Peru e os estados da Amazônia, com voo saindo de Lima, fazendo uma escala em Rio Branco, Porto Velho e em Cuiabá, e de Cuiabá para o mundo."

Miranda destacou que a colaboração entre os estados vizinhos e a busca por mercados como Peru e Bolívia são essenciais para complementar as potencialidades da região.

O presidente da Agência Invest MT, Mirael Praeiro, saiu otimista do encontro com a companhia aérea: "Eles vão avaliar a possibilidade e estudar os números. A Latam está num processo de expansão de rotas, comprou novas aeronaves da Embraer e essa possibilidade de uma rota internacional está no radar da empresa."

Missão comercial e prospecção de negócios

A busca pelo voo direto ocorreu em paralelo ao objetivo principal da missão: apresentar a qualidade da carne bovina, suína e outros produtos do agronegócio de Mato Grosso.

Durante a Expoalimentaria, realizada entre 24 e 26 de setembro, a comitiva prospectou diversas oportunidades comerciais, fortalecendo a presença de marcas como Mika, ThreePaes, Nutribras, Coopernova e o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) no mercado internacional.

A agenda da comitiva também incluiu a visita ao Porto de Chancay, que está sendo desenvolvido como um futuro hub logístico vital para o comércio entre a América do Sul e a Ásia.

"Essa participação mostra que Mato Grosso está preparado para competir de igual para igual com os grandes players globais. Estamos prospectando novos mercados, abrindo portas para nossas empresas e buscando ampliar a logística internacional," concluiu o Secretário César Miranda.