Sinop
Voluntários criam máquina semi-automatizada para produzir máscaras
O projeto Máscara Solidária é uma parceria entre o Rotary Clube Teles Pires e a UFMT
Geral | 16 de Setembro de 2020 as 14h 12min
Fonte: Geovanna Klaus

Um projeto que iniciou em março deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, realizava a confecção de máscaras descartáveis manualmente, porém, com a grande demanda desse item, os alunos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) juntamente com professores resolveram criar uma máquina semi-automatizada. Com isso, a fabricação ficou mais rápida e a máquina chegou a produzir 200 máscaras por hora.
O projeto Máscara Solidária é uma parceria entre o Rotary Clube Teles Pires e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), campus Sinop.
A UFMT disponibilizou a estrutura física para o funcionamento do laboratório. Cerca de 5 costureiras fazem parte da ação e trabalham diariamente na produção das máscaras. O material utilizado é o TNT SMMMS de uso profissional, ele tem certificação européia e foi aprovado pela Anvisa.
“Quando começou essa pandemia nós criamos um grupo de costureiras solidárias e no primeiro mês, produzimos uma grande quantidade, porém o comércio abriu e a demanda das costureiras aumentou demais, foi aí que resolvemos montar o processo de fabricação”, disse Mário Sugizaki, integrante do Rotary Clube.
Todas as máscaras produzidas pelo projeto, estão sendo doadas para a Unesin (União das Entidades de Sinop). Segundo Carlos Henrique, que faz parte do Conselho Fiscal da Unesin, até o momento eles receberam 12159 unidades e a previsão é de receber cerca de 7 mil máscaras esta semana.
Ainda de acordo com Carlos, as máscaras foram doadas para a Prefeitura Municipal, Refeccs, Hospital Santo Antônio, Polícia Civil e Militar, Bombeiros e também para a Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica.
O custo dos materiais utilizados para a confecção das máscaras foi doado por empresas de Sinop. As doações podem ser feitas pelo site do projeto.
O processo de produção:
A primeira etapa da fabricação é o corte, feito ainda na bobina original do TNT que tem largura de 140cm. Depois de cortado na largura definida para confecção da máscara (18cm aproximadamente), duas camadas de TNT serão unidas em uma das laterais com auxílio de uma máquina de costura.
Após essa união, as camadas passam por um sistema que proporciona as dobras formando vincos nas máscaras, após a formação dos vincos (dobras) é executada a solda para que esses não se desfaçam ao longo do restante da operação.
Um sistema de rolos acionados por um motor elétrico faz alimentação do sistema de dobra e solda de maneira que se mantenha o padrão do tamanho das máscaras.
Uma vez dobradas e soldadas, a segunda costura lateral e a colocação do arame é realizado, em seguida, costuras transversais e um segundo corte para individualizar as máscaras é feito. O último processo consiste na colocação do sistema de fixação do elástico ou do amarril de TNT.
As máscaras também passam por uma inspeção que detecta imperfeições que podem comprometer a segurança do EPI.
Notícias dos Poderes
'Trazer o Compol para Cuiabá foi um marco histórico', diz organizadora
Evento reuniu mais de 500 pessoas e contou com 15 palestras e paineis na última terça-feira (23.09)
28 de Setembro de 2025 as 13h25MT Construir movimenta milhões em negócios e encerra primeira edição com avaliação positiva
Com o sucesso desta edição, a MT Construir 2026 já está confirmada
27 de Setembro de 2025 as 18h48Consultores destacam ética, pesquisa e preparo como pilares da comunicação política
Antero Paes de Barros e Pedro Pinto de Oliveira estiveram no Compol Cuiabá, na última terça-feira (23.09).
27 de Setembro de 2025 as 18h28Roupa à prova de tubarões: novo traje resiste a mordida e pode salvar surfistas
Novo material flexível e resistente pode salvar vidas, além de abrir caminho para alternativas não letais com tubarões
27 de Setembro de 2025 as 08h29Bombeiros militares combatem incêndio em residência de Sinop
A equipe foi acionada no início da manhã e, com agilidade e estratégia, conseguiu extinguir o fogo em poucos minutos
26 de Setembro de 2025 as 16h46Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem declarar estoque pesqueiro até dia 03
Declaração do estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais é obrigatória para armazenamento e comercialização durante defeso da piracema
26 de Setembro de 2025 as 16h44Novos valores de pedágio passam a valer no sábado
Inflação e inclusão de novos investimentos no contrato de concessão compuseram o cálculo
26 de Setembro de 2025 as 15h18Idoso morre após bater carro na traseira de carreta estacionada
Vítima morreu ainda no local
26 de Setembro de 2025 as 15h04