Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 14 de Maio de 2025

Menu

Medida adotada

Vigilância proíbe venda de água mineral em MT após identificar coliformes em garrafão de 20 litros

Suspensão foi feita após inspeção sanitária de rotina nas instalações da referida empresa

Geral | 26 de Dezembro de 2024 as 09h 39min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), comunicou a suspensão, desde segunda-feira (23.12), da venda e do consumo do garrafão de 20 litros da água mineral envasada Kanindé, em todo o território de Mato Grosso.

A medida foi adotada após inspeção sanitária de rotina nas instalações da empresa. As análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) demonstraram a presença de coliformes totais nas amostras do lote 42 da água mineral envasada Kanindé.

Como medida de controle, a Vigilância Sanitária do Estado suspendeu imediatamente a comercialização e o consumo do garrafão de 20 litros da água Kanindé; determinou o recall do lote 42 no comércio varejista e a realização de ações corretivas pela empresa responsável, além do monitoramento contínuo da qualidade da água e o cumprimento rigoroso das normas sanitárias vigentes.

“Esta nota técnica serve como alerta à população e às autoridades competentes, reiterando a importância da vigilância sanitária na proteção da saúde pública e na garantia da segurança dos produtos comercializados. A empresa de água mineral Kanindé foi devidamente informada dos trâmites e ritos legais tomados pela Vigilância Estadual”, alertou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.

A gestora ainda enfatizou que uma Nota Técnica foi encaminhada aos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso, que têm a responsabilidade de divulgar as informações técnicas às Vigilâncias Sanitárias Municipais das áreas de abrangência, de forma a efetivar a suspensão local do comércio do produto.