Medida adotada
Vigilância proíbe venda de água mineral em MT após identificar coliformes em garrafão de 20 litros
Suspensão foi feita após inspeção sanitária de rotina nas instalações da referida empresa
Geral | 26 de Dezembro de 2024 as 09h 39min
Fonte: Unica News

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), comunicou a suspensão, desde segunda-feira (23.12), da venda e do consumo do garrafão de 20 litros da água mineral envasada Kanindé, em todo o território de Mato Grosso.
A medida foi adotada após inspeção sanitária de rotina nas instalações da empresa. As análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) demonstraram a presença de coliformes totais nas amostras do lote 42 da água mineral envasada Kanindé.
Como medida de controle, a Vigilância Sanitária do Estado suspendeu imediatamente a comercialização e o consumo do garrafão de 20 litros da água Kanindé; determinou o recall do lote 42 no comércio varejista e a realização de ações corretivas pela empresa responsável, além do monitoramento contínuo da qualidade da água e o cumprimento rigoroso das normas sanitárias vigentes.
“Esta nota técnica serve como alerta à população e às autoridades competentes, reiterando a importância da vigilância sanitária na proteção da saúde pública e na garantia da segurança dos produtos comercializados. A empresa de água mineral Kanindé foi devidamente informada dos trâmites e ritos legais tomados pela Vigilância Estadual”, alertou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.
A gestora ainda enfatizou que uma Nota Técnica foi encaminhada aos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso, que têm a responsabilidade de divulgar as informações técnicas às Vigilâncias Sanitárias Municipais das áreas de abrangência, de forma a efetivar a suspensão local do comércio do produto.
Notícias dos Poderes
Com alta de 26% em dez anos, mortes com motos disparam em MT
Óbitos com motos representam 44% das mortes no trânsito no estado; país enfrenta novo ciclo de alta após estabilidade na pandemia
13 de Maio de 2025 as 21h49MT é o 3º estado com mais resgatados em trabalho análogo à escravidão
14 de Maio de 2025 as 06h25Quatro juízes se inscrevem para vaga de desembargador no TJMT; Juanita Clait é a favorita
13 de Maio de 2025 as 19h05Prefeitura muda o tom e busca anulação de concurso público
Advogados da prefeitura defendem a extinção do concurso realizado em 2020. Cerca de 170 servidores foram contratados
13 de Maio de 2025 as 18h37Novo secretário de Saúde tem ‘currículo’ preocupante
Processo criminal, condenação no TCE e ações no MP marcam o histórico do novo gestor da Saúde
13 de Maio de 2025 as 16h04