Muralha digital
Vigia Mais MT tem 128 municípios habilitados e 14.550 câmeras em funcionamento
Programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso tem contribuído para recuperar carros roubados, prender foragidos e dar suporte aos forças policiais
Geral | 25 de Julho de 2025 as 10h 56min
Fonte: Fabiana Mendes - Sesp-MT

O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), já conta com a adesão de 128 municípios e 14.500 câmeras em funcionamento, integradas ao circuito de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Segundo números da Sesp, são 13.600 câmeras dos modelos fixos e speed domes, além de 950 OCRs, que permitem a leitura de placas de veículos.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que o Vigia Mais MT é um programa estratégico do Governo de Mato Grosso, criado para integrar a atuação das forças de segurança com o uso de tecnologia no combate à criminalidade.
"Em pouco mais de dois anos de execução, o programa já apresenta resultados expressivos. O Vigia Mais MT é pensado para dar suporte às forças de segurança. Por meio da tecnologia, estamos construindo uma muralha digital em Mato Grosso, e nosso objetivo é alcançar todos os 142 municípios do Estado. O videomonitoramento é essencial, pois, com as câmeras, conseguimos rastrear veículos roubados, flagrar ações criminosas e, inclusive, prender foragidos da Justiça que circulam pelas cidades e dar suporte à elucidação de crimes. Os números comprovam a eficiência do programa, e nossa meta é reprimir a criminalidade cada vez mais”, destacou.
Criado para aliar tecnologia às ações de segurança pública, o programa previa, inicialmente, a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios de Mato Grosso, além de outros entes públicos e privados que manifestassem interesse em se tornar parceiros do Estado no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse coletivo.
Com a ampliação do programa para atender também escolas e secretarias, como a Seduc, que adquiriu e instalou 5.500 câmeras em unidades escolares estaduais, o número total de equipamentos disponibilizados passou para mais de 20 mil.
Além das parcerias com as prefeituras e as escolas, a Sesp firmou termos de cooperação com 29 associações, 54 empresas privadas, cinco secretarias e uma autarquia. Até o momento, 70 municípios já instalaram 100% das câmeras previstas, enquanto os demais seguem em fase de implantação. As imagens captadas são conectadas ao Ciosp, que funciona como o "cérebro" do programa.
Mais tecnologia
No ano passado, o programa foi reforçado com a tecnologia de reconhecimento facial em grandes eventos no Estado e em pontos estratégicos de Cuiabá. A ferramenta já resultou na prisão de 60 foragidos da Justiça, com mandados em aberto por diversos crimes.
A leitura de placas veiculares também apresentou resultados positivos, como a recuperação de 123 veículos apenas neste ano, e a devolução de R$ 6,4 milhões em bens à sociedade.
Outra etapa do Vigia Mais MT é o Vigia Mais Motorista, primeiro sistema de segurança do país voltado a motoristas profissionais, com conexão direta entre os condutores e as centrais de atendimento das forças de segurança.
O aplicativo do Vigia Mais Motorista, disponível para sistemas iOS e Android, já conta com 182 motoristas cadastrados. A plataforma permite chamadas de emergência por botão e chat, comando de voz e ainda oferece um botão físico. Após o acionamento, o motorista tem cinco segundos para cancelar o chamado, em caso de engano. Passado esse tempo, uma viatura é automaticamente enviada ao local.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros firma parceria com prefeituras para orientação em projetos para captação de recursos
Recursos obtidos pelos municípios deverão ser usados em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
25 de Julho de 2025 as 15h39Com mega projeto, consórcio arremata concessão do novo cemitério
Projeto prevê investimento de R$ 12,5 milhões e mais de 100 mil sepulturas
25 de Julho de 2025 as 14h24Aeroporto de Sinop alcança novo recorde histórico de movimentação no 1º semestre
Com fluxo de 219 mil viajantes representa crescimento de 13% em relação ao número de embarques e desembarques do mesmo período de 2024
25 de Julho de 2025 as 09h48Sema inicia cadastro de voluntários para resgate e manejo de animais silvestres em unidades de conservação
Credenciamento não configura autorização imediata para o exercício das atividades
25 de Julho de 2025 as 09h10Jovem de 21 anos morre ao sofrer descarga elétrica em fazenda de Itanhangá
Funcionário lavava máquina agrícola com bomba elétrica quando recebeu a descarga na zona rural; tentativas de reanimação foram em vão
25 de Julho de 2025 as 08h19Homem morre após viver um mês consumindo apenas cerveja na Tailândia
Um caso extremo de alcoolismo e negligência alimentar terminou em morte em Ban Chang. A vítima de 44 anos, Thaweesak Namwongsa, recusou-se a comer qualquer alimento sólido e foi encontrada morta cercada por mais de cem garrafas vazias.
25 de Julho de 2025 as 07h48Sorriso está entre as 20 cidades mais violentas do Brasil
O município mato-grossense registrou 59,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, segundo o Anuário; maioria das cidades mais violentas concentra‑se no Nordeste.
24 de Julho de 2025 as 16h52Seciteci e Unemat projetam verticalização de cursos técnicos a partir de 2027
Projeto usará aproveitamento de disciplinas para inserir estudantes mais rápido no mercado de trabalho
24 de Julho de 2025 as 11h43