Meio ambiente
Vidal anula decisões e autoriza exploração das áreas úmidas de Mato Grosso
Duas decisões anteriores causaram polêmica ao tratar das atividades nos Vales do Araguaia e Guaporé
Geral | 03 de Novembro de 2023 as 07h 08min
Fonte: RD news

Uma decisão do desembargador Márcio Vidal, da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo de Cuiabá, anulou duas decisões anteriores da Vara do Meio Ambiente, que tratavam da autorização de atividades econômicas em áreas úmidas do Pantanal. Com a nova decisão do desembargador, as mudanças e suspensões anteriores deixam de valer e as atividades do agronegócios voltam a ser autorizadas normalmente nos vales do Araguaia e do Guaporé.
Uma polêmica envolvendo a suspensão das atividades estava em trâmite na Justiça desde setembro. No dia 25 de setembro, uma liminar concedida ao Ministério Público Estadual (MPE) pelo juiz da Vara do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo, determinou a suspensão imediata dos processos de licenciamento ambiental em tramitação na secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para realização de obras, atividades e empreendimentos localizados em áreas úmidas de Mato Grosso, que incluem o Pantanal.
Isso porque o MP havia identificado que Mato Grosso não possui regulamentação para a proteção das áreas úmidas, conforme determina o Código Ambiental. Segundo o MP, a falta dessa regulamentação possibilitou graves impactos ambientais como o desmatamento, a abertura de canais de drenagem para atividade agrícola, o aterramento de nascentes e veredas, dentre outros.
No entanto, no dia 18 de outubro, o mesmo juiz voltou atrás na liminar concedida em setembro e autorizou o uso das áreas úmidas do Araguaia e do Guaporé pelo agronegócio. Segundo o magistrado, a reconsideração da decisão atendeu às manifestações da Mesa Diretora da Assembleia, da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), do Sindicato Rural de Cocalinho e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. O magistrado considerou os efeitos econômicos e sociais decorrentes da decisão provisória que afetou as áreas do Vale do Guaporé e do Vale do Araguaia, onde há significativa presença de áreas úmidas.
Após as duas decisões, o Instituto Agroambiental Araguaia a Associação dos Fazendeiros do Vale ros Rios Araguaia, Cristalino e das Mortes (Afava) entraram com uns instrumento de agravo em 2ª instância, pedindo a anulação das duas decisões, que causam instabilidade às atividades. O desembargador Márcio Vidal acolheu o pedido e anulou as decisões anteriores, do juiz Rodrigo Curvo, acerca do tema.
Segundo o desembargador, a tutela de urgência antecipada não pode ser concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão.
Rodinei Crescêncio
"No caso em apreço, o próprio julgador reconhece que a permanência dos efeitos da liminar, pelo menos por ora, tem potencial para comprometer a estabilidade social e econômica não só das regiões informadas nas manifestações acima referidas – Vales do Araguaia e do Guaporé –, mas de todo o Estado de Mato Grosso”, cita o magistrado.
Vidal também afirma que a proteção ambiental vislumbrada na decisão recorrida não pode se sobrepor à lesão de ordem econômico-social por ela trazida, já que os efeitos a ela atribuídos atingem o Estado de Mato Grosso como um todo.
"Cumpre salientar que não está em discussão a questão de que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, cabendo tanto ao Poder Público como à coletividade defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações [...] Mas sim, as graves consequências advindas ao todo, ao admitir uma decisão que apresenta risco de irreversibilidade de seus efeitos", justifica.
O desembargador acrescenta ainda que as determinações impostas nas decisões anteriores foram prematuras. Diante disso, concedou a suspensão das decisões até o julgamento do mérito do processo.
Notícias dos Poderes
Carro capota várias vezes após motorista desviar de anta
Homem ficou com vários ferimentos
20 de Outubro de 2025 as 05h48Carro cai no lago do Manso em MT
Em outro acidente na região, um guindaste despencou ao tentar prestar auxílio a outro veículo de socorro
20 de Outubro de 2025 as 05h38Gata sobrevive a viagem de 13 mil km da China aos EUA após entrar em contêiner: 'Milagre'
'É realmente incrível que ela tenha sobrevivido àquela jornada', disse diretor de instituição que cuidou de Xiao Mao, que ficou sem água e comida por três semanas
20 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT restringe cigarro em presídios com proibição de fumo em celas
Nova instrução normativa visa proibir gradualmente o tabaco em todas as unidades prisionais do estado
20 de Outubro de 2025 as 07h00Jovem com suspeita de ingerir bebida com metanol vai para UTI
Ele foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá devido ao seu estado de saúde
18 de Outubro de 2025 as 18h00Ônibus tomba na BR-423, no Agreste de Pernambuco, e deixa ao menos 16 mortos
18 de Outubro de 2025 as 13h01Adolescente de 15 anos morre em acidente com scooter elétrica
A colisão entre a motocicleta e uma caminhonete aconteceu na manhã de quinta-feira
17 de Outubro de 2025 as 20h10Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025
Procedimento deve ser feito online pelos portais de Recadastramento ou do Servidor
17 de Outubro de 2025 as 17h22