Em Mato Grosso
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
Geral | 30 de Junho de 2025 as 12h 48min
Fonte: Luiza Goulart | SES-MT

As doses da vacina contra a influenza serão aplicadas em todas as pessoas que procurarem os postos de saúde de Mato Grosso a partir desta terça-feira (1º.7). A vacinação começou para o público prioritário (crianças, idosos e gestantes) e grupos estratégicos (como puérperas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua) em abril e continuará durante todo o ano para quem tem mais de seis meses de idade.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu mais de 1,1 milhão de doses aos municípios, responsáveis por realizar a imunização, mas, até o momento, apenas 536.414 doses foram aplicadas em Mato Grosso. A cobertura vacinal do grupo prioritário está em 36,2%, abaixo da cobertura nacional (42,1%).
“Inicialmente, priorizamos a vacinação do grupo prioritário por causa da gravidade da doença para este público. Agora, porém, é importante que todas as pessoas procurem os postos de saúde para se protegerem contra a gripe e que, assim, a gente consiga evitar novos casos de síndromes respiratórias no Estado”, disse o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a decisão de ampliar a vacinação contra a gripe em 1º de julho foi tomada pela Secretaria em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).
“A vacina imuniza contra três tipos de vírus da influenza e é fundamental para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções. Por isso, a vacinação pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.
Essa medida é adotada em consonância com o Ministério da Saúde, que permitiu essa flexibilização para ampliação do público da vacina contra a gripe, porém, condicionada à regra de que os municípios devem guardar doses para o público-alvo prioritário.
Notícias dos Poderes
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20