Sinop
Usina hidrelétrica instala o primeiro estator
Peça transforma a energia mecânica da queda de água em elétrica
Geral | 29 de Agosto de 2017 as 08h 53min
Fonte: Tauana Schimidt

No dia 22 de agosto de 2017 foi realizada a descida do estator ao poço da unidade geradora da Usina Hidrelétrica Sinop. A peça, montada no canteiro de obras, é responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica. Seu transporte foi feito por meio de duas pontes rolantes e agora, dá-se espaço para a montagem do segundo estator da Usina.
Segundo o gerente de Eletromecânica da Concessionária da Usina, a Sinop Energia, Wallace Lobo, o estator, assim como todo o conjunto gerador da usina é montado no canteiro de obras. “Foram todos montados integralmente aqui. Eles vêm em várias partes, por questões de dimensões e pesos para transporte”, explica.
Lobo afirma que a obra está em fase avançada e que, conforme o planejamento, os equipamentos, que são fornecidos pela empresa Andritz Hydro, estarão prontos antes do enchimento do reservatório informando que o equipamento, previsto para setembro de 2018. “Hoje nós estamos à frente do nosso cronograma, mas é sempre importante deixar tudo pronto aguardando, quando tivermos reservatório faremos os testes dinâmicos com a unidade” completa.
O gestor de Montagem Eletromecânica da Construtora Triunfo, Osvaldo Jodar, explica que com o estator devidamente instalado, a próxima etapa é a montagem do conjunto da turbina Kaplan. “A fase seguinte, que também já está em processo dentro da casa de força, é montar o conjunto da turbina Kaplan e quando este conjunto estiver instalado, continuamos com a parte de distribuidor, depois a parte do mancal, para poder montar o rotor do gerador e seria esta a etapa final ou de maior envergadura dentro do processo”. A Construtora Triunfo foi contratada pela Sinop Energia para executar as obras civis, fornecimento eletromecânico e montagem da Usina.
Ao todo, a Hidrelétrica terá duas casas de força, com duas turbinas Kaplan, consideradas as maiores do Brasil em potência instalada, desse tipo de máquina. A previsão é que a Usina comece a operar em dezembro de 2018, gerando 408 megawatts (MW) de energia que será distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), podendo atender 1,6 milhão de pessoas.
Notícias dos Poderes
Mutirão 'Meu Pai Tem Nome' abre inscrições nesta segunda-feira (29) em MT
O projeto oferece, de forma gratuita, serviços de reconhecimento de paternidade, além de atendimento para acordos de pensão alimentícia, guarda, direito de visitas
29 de Junho de 2025 as 14h35Reconstituição de crânio em 3D feita por designer de Sinop pode baratear diagnóstico de microcefalia
A metodologia permite calcular com mais certeza o volume endocraniano, que é um dado essencial para o diagnóstico de microcefalia em adultos.
30 de Junho de 2025 as 07h00Parque Jardim Botânico completa 1 ano como patrimônio ambiental de Sinop
30 de Junho de 2025 as 07h06Mulher ferida em colisão na BR-163 morre no hospital; marido morreu no local
29 de Junho de 2025 as 11h55Irmãs de 71 e 72 anos são assassinadas a tiros em disputa por terras em SC
Vera e Vilma Lopes foram mortas após contestarem instalação elétrica em área que seria de propriedade delas em Campos Novos, no Meio-Oeste
28 de Junho de 2025 as 21h52Acidente grave deixa vítima fatal e feridos na BR-163 em Sinop
28 de Junho de 2025 as 21h30O golpe milionário da 'vaca virtual' que está abalando o Uruguai, um dos maiores produtores de gado do mundo
Milhares de investidores apostaram suas economias no que acreditavam ser uma operação de engorda de gado no Uruguai. Mas a realidade era bem diferente
28 de Junho de 2025 as 21h23Bolão de MT crava cinco números e 14 sortudos dividem prêmio
Cada ganhador levará um prêmio de R$ 1.374.983,97
28 de Junho de 2025 as 21h21