Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 05 de Maio de 2025

Menu

Sinop

Usina está mais eficiente do que foi planejada

Aneel reconhece redução na perda hidráulica do empreendimento

Geral | 28 de Março de 2025 as 15h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

É como se um carro estivesse rodando mais quilômetros por litro de combustível. A analogia ajuda a explicar o despacho 798/2025 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (28). O documento homologa o novo parâmetro referente a Perda Hidráulica, reconhecendo o coeficiente em 0,45 metro. Até então a Perda Hidráulica da Usina Hidrelétrica de Sinop era de 0,60 metro, valor estimado na implantação do empreendimento. Na prática significa que menos energia cinética, provocada pela queda d’água, está sendo usada para movimentar os motores da turbina que geram os 401 MW de energia elétrica.

Segundo a área técnica da UHE Sinop, a analogia não é tão simples assim e explica apenas uma parte do que essa redução do coeficiente significa. A precisão do quão mais eficiente é a usina acontecerá mais adiante, através do estudo que será realizado pela Empresa de Pesquisa Energética.

O despacho da ANEEL fecha um ciclo de estudos e análises técnicas realizadas pela UHE Sinop. Há aproximadamente 15 meses as equipes técnicas revisam as perdas hidráulicas, causadas pelo atrito da água com as estruturas que direcionam o fluxo d’água para as turbinas. Os dados mostraram parâmetros inferiores aos inicialmente projetados. Na prática, o empreendimento é mais eficiente no processo de geração de energia elétrica.