Abrindo as comportas
Usina de Sinop quer receber mais visitantes
Empresa acredita que visitações ajudam a demonstrar a importância do empreendimento para sociedade
Geral | 06 de Fevereiro de 2025 as 11h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

A Sinop Energia, empresa que opera a UHE Sinop (Usina Hidrelétrica de Sinop), quer que seu empreendimento receba mais visitas no ano de 2025. A empresa está reestruturando seu programa de visitação pública. A ideia é de que conhecendo a estrutura e o seu funcionamento, as pessoas tenham a compreensão da importância e da segurança de uma Usina Hidrelétrica.
Ao longo do ano passado, em 2024, a UHE Sinop recebeu 547 visitantes. A Sinop Energia considera um número baixo. Impactaram na queda das visitações algumas obras realizadas na usina, bem como uma sequência de manutenções periódicas. A empresa informou que o programa de visitação passou por uma reavaliação e que ajustes foram feitos a partir da experiência adquirida.
Para 2025 a Sinop Energia espera receber uma média de 100 pessoas por mês, chegando na casa dos mil visitantes no ano. A empresa já realizou agenda com escolas, cursos técnicos e turistas que devem superar a marca de 100 visitantes no mês de fevereiro. A meta é conciliar a geração de energia com o turismo regional, transformando o empreendimento em um ponto turístico ambiental. “O objetivo é que as pessoas conheçam de perto como funciona uma usina hidrelétrica, sua importância para o país e os cuidados que a empresa tem com o meio ambiente”, declarou Carmen Janzen, responsável pela organização das visitas.
O programa de visitação traz 3 modalidades: Visita Técnica, Educativa e Não Técnica. A Visita Técnica é destinada a estudantes e profissionais das áreas de engenharia e outras áreas técnicas, com foco em aprofundar o conhecimento sobre os processos de geração de energia e os equipamentos utilizados na usina. A Visita Educativa é para alunos do ensino médio, apresentando de forma didática os conceitos da energia hidrelétrica, sua importância para o país e os cuidados com o meio ambiente. Alunos a partir de 14 anos podem visitar a UHE Sinop.
A última e mais democrática modalidade é a Visita Não Técnica. Aberta ao público em geral, essa visita oferece uma visão geral sobre a usina, sua história, seus impactos na região e sua importância para o desenvolvimento local e nacional.
Para agendar uma visita à UHE Sinop é preciso entrar em contato com a Sinop Energia por meio do telefone: (66) 3520-9500; WhatsApp: (66) 9 9656-8429 ou pelo e-mail visitacao@sinopenergia.com.br. O programa de visitação é gratuito.
A UHE Sinop tem sua barragem localizada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório no Rio Teles Pires abrange os municípios de Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso. A maior parte do lago está no território de Sinop.
A implantação da usina remete ao ano de 2003, quando os primeiros estudos de viabilidade foram realizados. No ano de 2010 o empreendimento foi à leilão, sendo arrematado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Électricité de France (EDF) Brasil e Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Em 2014 foi emitida a Licença de Instalação, dando início a obra da barragem. No ano de 2019 iniciou a geração comercial, com uma capacidade instalada de 401,88 MV.
Notícias dos Poderes
Todas as vítimas fatais de acidente na BR-163 são identificadas
As vítimas foram submetidas ao exame de necropsia e identificadas pelas impressões digitais
09 de Agosto de 2025 as 22h54Sinfra alerta que ponte interditada no Rio Teles Pires em Sorriso pode cair
Motoristas estão passando pela ponte, mesmo após a Sinfra determinar a interdição e fechar o acesso ao local
09 de Agosto de 2025 as 16h35Politec identifica sete passageiros de ônibus vítimas de acidente na BR - 163
09 de Agosto de 2025 as 16h37Colisão entre sedan e picape mata casal e criança de três anos em MT; seis ficam feridos
09 de Agosto de 2025 as 14h14Autoridades lamentam 11 mortes em acidente na BR‑163 e reforçam importância da duplicação
Governador, prefeitos e parlamentares enviam mensagens de apoio às famílias das vítimas; prefeito de Lucas do Rio Verde elogia rapidez das equipes de saúde e pede avanço nas obras de duplicação da rodovia.
09 de Agosto de 2025 as 12h27MPF investiga Correios por falhas na entrega domiciliar em Sinop
Procuradora federal instaura procedimento administrativo para fiscalizar cumprimento de decisão judicial que há quase dois anos obriga a estatal a atender todos os bairros; moradores de pelo menos 19 comunidades continuam sem receber correspondências.
09 de Agosto de 2025 as 11h59Tráfego na BR‑163 é liberado após quase 10 horas de bloqueio; colisão entre ônibus e carreta deixou 11 mortos
Concessionária Nova Rota informa que rodovia foi reaberta às 7h43 deste sábado; filas de caminhões e carros provocam lentidão nos dois sentidos
09 de Agosto de 2025 as 08h32Sobe para 11 o numero de mortos em acidente entre ônibus e carreta na BR-163. Veja imagens
Acidente ocorreu entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum; ultrapassagem em faixa contínua é investigada pela Polícia Civil
09 de Agosto de 2025 as 06h36