Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 25 de Maio de 2025

Menu

Negócios

Usina de etanol da FS Bio para Sinop está em segundo plano

Empresa concentra esforços nas plantas de Lucas do Rio Verde e Sorriso

Geral | 26 de Setembro de 2018 as 15h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

Unidade da FS Bio em Lucas do Rio Verde |

Na última semana a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), emitiu a licença prévia número 310441/2018. O documento dá a autorização ambiental prévia para a instalação da usina de etanol do grupo FS Agrisolutions Indústria de Biocombustíveis Ltda, mais conhecida como FS Bio, no município de Sinop. Ao lado da usina de etanol de milho da Inpasa, em fase de construção, essa seria a segunda indústria do gênero no município.

Mas por enquanto, o projeto permanecerá na “geladeira”. Essa foi a informação repassada pela direção da FS Bio ao GC Notícias. Conforme a assessoria do Grupo, a empresa está concentrando seus investimentos na expansão da primeira unidade, instalada no município de Lucas do Rio Verde, e na segunda planta, no município de Sorriso, cujo início das obras está previsto para esse segundo semestre de 2018.

A diretoria informou que Sinop fez parte dos planos iniciais da empresa e, por isso, iniciou o processo de licenciamento. No entanto, com o advento da instalação da Inpasa, concorrente direto, a FS Bio decidiu por concentrar seus esforços em Lucas e Sorriso. A companhia não descarta o empreendimento para o futuro, mas afirma que não possui um plano definido para a unidade de Sinop.

Por isso não há maiores detalhes quanto a dimensão e capacidade de produção da usina que a FS Bio pretende instalar em Sinop. O licenciamento autorizado pela Sema tem validade de 3 anos, podendo ser renovado.

 

Muito álcool

Um dos motivos da FS Bio frear seu plano de expansão é o risco de saturação do mercado. A usina da Inpasa produzirá 460 milhões de litros de álcool por ano, moendo 1 milhão de toneladas de milho.

Inaugurada em agosto de 2017, a usina da FS Bio em Lucas do Rio Verde processa 650 mil toneladas de milho por ano, produzindo 270 milhões de litros por ano. A planta passa, nesse momento, por uma expansão que dobrará sua capacidade de produção. A partir de fevereiro de 2019, a unidade moerá 1,3 milhão de toneladas de milho por ano, chegando a 530 milhões de litros de etanol.

A usina de Sorriso da FS Bio terá capacidade instalada para processar 750 mil toneladas de milho por ano, produzindo anualmente 300 milhões de litros de etanol. Somando as 3 plantas, são 1,3 bilhão de litros de etanol sendo produzidos em um raio de 75 km. Em números gerais são 3,5 milhões de litros do combustível por dia.

Em pleno funcionamento, essas 3 unidades consumirão 3 milhões de toneladas de milho por ano. Conforme dados do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária), na safra 2017/2018, foram produzidos no Estado 25 milhões de toneladas de milho. Isso significa que 12% da produção do Estado será absorvida pelas 3 usinas de etanol.