Sinop
Unesin se posiciona contrária ao aumento do número de vereadores
Das 26 instituições que formam a entidade, 18 foram contrárias ao aumento das cadeiras
Geral | 20 de Outubro de 2023 as 17h 13min
Fonte: Assessoria Unesin

A União das Entidades de Sinop consultou suas instituições associadas em assembleia geral ordinária na última quinta-feira, dia 19 de outubro. Depois de ampla discussão sobre o número de vereadores ideal para o município de Sinop as entidades se posicionaram. Das 26 instituições que participam da UNESIN 3 se abstiveram de opinar, 5 votaram favoráveis ao aumento de 15 para 17 vereadores e 18 entidades se manifestaram contra o aumento de vereadores em Sinop.
O assunto vem sendo debatido na UNESIN desde o dia 10 de agosto quando foi realizada uma assembleia com a explanação de especialistas sobre o tema e a participação do Presidente da Câmara Vereador Paulinho Abreu. Depois de ouvir os prós e contras cada entidade levou o assunto para ser debatido com suas diretorias e associados e agora o posicionamento das entidades define também a posição da UNESIN.
De acordo com o Parágrafo Segundo do Art. 16 do CAPÍTULO OUINTO do Estatuto da União das Entidades “a instituição se posicionará sobre qualquer assunto desde que haja a aprovação de 2/3 dos presentes em assembleia, quando houver presença de no mínimo 50% (cinquenta por cento) do quadro social”. Assim a UNESIN se manifesta contrária ao aumento de vereadores em Sinop. A posição das entidades de Sinop vem de encontro as decisões tomadas em Sorriso e Lucas do Rio Verde onde as Câmaras já descartaram a possibilidade de aumento de cadeiras no legislativo.
“A UNESIN se pauta em quatro pilares: aquisição de informações, articulação, mobilização e negociação, nossas decisões e posicionamentos são definidos levando tudo isso em conta e não apenas pela maioria simples, mas por 2/3 das entidades, para sermos o mais justos e homogêneos possível, para mostrar de fato o que a sociedade pensa. Então podemos dizer com segurança que hoje a sociedade de Sinop é contra o aumento de vereadores”, explicou o presidente Carlos Henrique Soares da Fonseca.
Importante destacar que a UNESIN é formada por 26 das principais entidades representativas de Sinop sendo elas: ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sinop, ACRINORTE - Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso, ADESIN - Associação Desportiva de Sinop, AELOS - Associação das Empresas Loteadoras de Sinop, AENOR/MT - Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte MT, AMS - Associação Médica de Sinop, APAMS – Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop, ARQNORTE - Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso, ASCCONT - Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas, ASCL – Academia Sinopense de Ciências e Letras, Associação Floresta Urbana de Sinop, Associação Hotéis de Sinop Convention & Visitor Bureau, CODENORTE- Conselho de Desenvolvimento do Norte de MT, COOTRANSNOP – Cooperativa de Transportes de Sinop, COPAS - Conselho de Pastores Evangélicos de Sinop e Região, EMBRAPA Agrossilvipastoril, Lions Club de Sinop, Lojas Maçônicas de Sinop, Mitra Diocesana de Sinop, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Sinop/MT), Rotary Club de Sinop, SEBRAE, Sindicato Rural de Sinop, SINDUSMAD - Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de MT, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop e UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Sinop.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55