Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Turismo de Sinop

UHE Sinop se destaca pelo potencial turístico no aniversário de Sinop

Lago da usina hidrelétrica sediará os Festivais de Praia e Pesca, eventos culturais e esportivos que atraem turistas

Geral | 11 de Agosto de 2022 as 20h 05min
Fonte: Assessoria UHE Sinop

Foto: Museu Histórico de Sinop

Além de gerar energia limpa e renovável para o país, o lago da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, empreendimento administrado pela Sinop Energia, também pode ser utilizado pela população para pesca, recreação, navegação e agora, oficialmente, integrará o mapa turístico da região.

O local foi escolhido para ser palco dos Festivais de Pesca e Praia, que ficaram famosos no início dos anos 2.000. Ambos serão realizados entre os dias 3 e 11 de setembro durante as comemorações do aniversário de Sinop na área do entorno do reservatório conhecida como Praia do Cortado.

“O lago da UHE Sinop favorece o uso múltiplo das águas, gera energia para metade da população do Mato Grosso e contribui com o Sistema Interligado Nacional. Além disso, é utilizado como fonte de alimentação e renda para pescadores, é aproveitado pelos locais para atividades de lazer e contemplação à natureza. Agora, ficamos felizes em receber esse evento tão importante para a cidade, que incentiva a cultura e o esporte, atrai muitos turistas, impulsiona atividades comerciais e ainda rende visibilidade para o local que já gera diversos benefícios alinhados ao respeito ao meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha.

 

Na rota do turismo

Desde maio de 2022, a Sinop Energia reabriu as portas ao público. Para conhecer as dependências da UHE Sinop, moradores e turistas podem acessar o local de carro, pela BR163, e ter uma vista privilegiada do local em uma visita guiada à usina, que pode ser agendada pelo e-mail comunicacao@sinopenergia.com.br; pelo telefone 0800-642 5009 e pelo WhatsApp (66) 9 9680-2421.

Independentemente da forma de acesso, lembre-se que a preservação do local é de suma importância para a boa qualidade da água que forma o reservatório, bem como para fauna e flora do entorno. Se atentar aos cuidados com o meio ambiente é fundamental para garantir que o rio Teles Pires continue sendo aproveitado para diversas atividades.

“Sabemos da importância de estimular a economia local a partir da diversificação de atividades no reservatório da usina. No entanto, só alcançaremos bons resultados se tivermos o reservatório preservado. Por isso, estamos constantemente vigilantes em relação ao cumprimento da legislação ambiental e às práticas de segurança”, completa.

Praia do cortado de Sinop - Foto: Prefeitura de Sinop

 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.