Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Meio ambiente

UHE Sinop recebe atestado de conformidade contra incêndios florestais

Documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros

Geral | 01 de Março de 2024 as 10h 40min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria UHE Sinop

Pelo segundo ano consecutivo, a Sinop Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica de Sinop, recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso atestado de conformidade contra incêndios florestais. O documento oficial é válido por um ano.

No atestado, o Corpo de Bombeiros legitima as práticas e procedimentos utilizados pela Sinop Energia no que se refere ao Processo de Segurança Contra Incêndio Florestal (PSCIF), nas áreas públicas e privadas, tais como florestas, área de proteção ambiental, reflorestamento e unidade de conservação, atendendo às exigências da legislação de segurança contra incêndio e pânico do Estado do Mato Grosso.

Para obter o certificado, a Sinop Energia entregou à corporação toda a documentação e também dados de conformidade, obrigatórios nos termos da norma.

 

Ações em curso

Historicamente, a Sinop Energia promove diversas práticas de prevenção aos incêndios, principalmente, no período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, além de ações ao longo do ano de conscientização junto à população. Diariamente, a Sinop Energia realiza o monitoramento por satélite dos focos de calor nas proximidades da Área de Preservação Permanente (APP) da usina e comunica a população do entorno por meio de placas sinalizadoras.

No entorno da APP, a companhia construiu novos aceiros e executa regularmente a limpeza e a manutenção dos que já se encontram no local. Os aceiros são faixas de terra onde a vegetação é retirada, formando barreiras naturais que evitam a passagem e a propagação do fogo em eventuais incêndios. Além disso, a empresa também conta com uma Brigada de Incêndio que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros para combate ao fogo na APP. Inspeções presenciais e por meio de drones também são realizadas para monitoramento dos focos de calor.