Processo seletivo exclusivo
UFPE abre curso de medicina com 80 vagas só para MST
Somente Jovens e adultos de famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária, que residem em projetos de assentamentos reconhecidos pelo Incra, podem participar
Geral | 23 de Setembro de 2025 as 20h 07min
Fonte: Itatiaia

A criação de um edital inédito, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ofertando 80 vagas no curso de Medicina para integrantes da Reforma Agrária causa polêmica entre estudantes, políticos e entidades da classe médica. A decisão ganhou ainda mais repercussão após um vereador do Recife (PE) afirmar, em um vídeo, que as vagas seriam destinadas a membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Não tem que fazer cursinho, não tem que fazer Enem, não tem que se matar de estudar. Basta você entrar para o MST que vai virar médico” disse o vereador Tiago Medina em vídeo.
Nesta segunda-feira (22), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE) criticou, em nota, o processo seletivo realizado pela UFPE. “As entidades médicas de Pernambuco – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), Associação Médica de Pernambuco (AMPE) e Academia Pernambucana de Medicina (APM) – vêm a público manifestar-se contrárias à forma como está sendo conduzido o processo seletivo para o curso de Medicina criado pelo PRONERA/UFPE, no Campus Caruaru, destinado exclusivamente a integrantes da Reforma Agrária”, diz trecho da nota.
“Imagina só você estudar, se dedicar e descobrir que existe um tipo de cota para quem invade propriedade privada!”, escreveu Gayer em seu perfil no X. “Acionei o Ministério da Educação para que esse edital seja suspenso para revisão dos critérios e cobrei posicionamento oficial da pasta”, continuou.
Procurada pela Itatiaia, a UFPE se posicionou sobre a polêmica, confirmou a criação de 80 vagas no curso de Bacharelado em Medicina, a serem oferecidas pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA) para o segundo semestre letivo de 2025, em Caruaru, por meio do Programa Nacional de Educação para Áreas da Reforma Agrária (Pronera) – política pública instituída em 1998 que tem como objetivo promover a Educação do Campo para as populações das áreas de reforma agrária e territórios quilombolas.
“O Pronera, através do Termo de Execução Descentralizada nº 973484/2024, encaminhou à UFPE a proposta de criação de uma Turma Extra de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a ser ofertada por meio de vagas supranumerárias no âmbito do Pronera. A proposta foi aprovada em Conselho Superior da UFPE, através da Resolução nº 1, de 29 de julho de 2025, para a abertura de turma extra do curso de Medicina (Código e-MEC 1189778), do Centro Acadêmico do Agreste, com oferta única de 80 vagas no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária”, diz o texto, que reforça que se trata de uma turma extra, sem prejuízo para a distribuição regular de vagas da universidade, que já possui fluxo de funcionamento definido via SISU.
Constituição
Apesar da justificativa, o CRM destacou que a Constituição Federal, em seu artigo 206, assegura a isonomia e a igualdade de condições para o acesso às universidades públicas – princípio que deve nortear todas as formas de ingresso no ensino superior.
“Reconhecemos que há jurisprudência consolidada legitimando políticas afirmativas, desde que aplicadas de forma proporcional, equilibrada e transparente. Ressaltamos, contudo, que a criação de um processo seletivo exclusivo, paralelo ao sistema nacional, sem utilização do ENEM e do SISU como critérios de acesso, afronta os princípios da isonomia e do acesso universal, além de comprometer a credibilidade acadêmica e representar um precedente grave e perigoso para a educação médica no Brasil”.
Notícias dos Poderes
Cronograma para limpeza de cabos e fios dos postes é apresentado pela Energisa
23 de Setembro de 2025 as 15h58Sérgio Ricardo diz que Santa Casa será vendida por R$ 25 milhões para prefeitura ou Governo
Presidente do Tribunal de Contas disse que o valor do leilão está caindo e que a venda por R$ 25 milhões é a realidade. "Já vi hoje aquilo que havia previsto", afirmou.
23 de Setembro de 2025 as 15h04Rebaixamento da UHE Colíder provoca prejuízos à pesca e ao turismo
Pescadores e comerciantes relatam em audiência os impactos com a oscilação do lago
23 de Setembro de 2025 as 14h50MT Construir destaca inovação no mercado de portas em Sinop
23 de Setembro de 2025 as 10h52Passageira fica presa em toboágua de cruzeiro a 48 metros do mar no Alasca; vídeo viraliza nas redes
23 de Setembro de 2025 as 10h47Esposa de PM que matou personal a tiros se entrega à polícia
Aline Valandro Kounz é alvo de um mandado de prisão temporária de 30 dias por suspeita de envolvimento no assassinato de Rozeli Nunes
23 de Setembro de 2025 as 10h38Mulher dá bocejo matinal tão forte que quebra o pescoço: 'Quase morri'
Hayley Black sentiu uma 'sensação de choque elétrico' percorrer seu corpo, e seu braço ficou 'paralisado no ar' após bocejar forte e se espreguiçar pela manhã
23 de Setembro de 2025 as 10h19Governo sanciona lei que extingue 56 cartórios em MT; veja quais
Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em julho, após ser validade pelo Pleno do TJ-MT
23 de Setembro de 2025 as 10h00