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Boa noite, Segunda Feira 27 de Setembro de 2021

Geral

UFMT retoma canais de informação sobre Covid-19

Serviço de call center visa informar e orientar pacientes

Sinop | 02 de Abril de 2021 as 14h 27min
Fonte: Redação com assessoria

Com o intuito de realizar o monitoramento dos casos de Covid-19 no munícipio, o Câmpus de Sinop da UFMT retomou o serviço de call center para atendimento à população e um canal informativo no Whats App. O foco da ação é detectar pacientes que estão com suspeita da doença ou que já testaram positivo para o vírus e acompanhar essas pessoas, visando orientar a busca pelo atendimento presencial quando for necessário. O serviço é destinado à população de Sinop, mas a intenção é aumentar a equipe responsável para atender cidadãos de outras regiões do Estado.

O call center teve início em março de 2020, informando sobre dúvidas gerais, como a higiene das mãos e ambientes, qual a distância segura para manter o distanciamento físico e os locais onde a as pessoas devem procurar atendimento. “Neste momento, as pessoas já estão bem informadas sobre como prevenir, então o foco do projeto passou a ser diferente. Este ano o objetivo está centrado nos pacientes que estão com sintomas da doença ou que já testaram positivo para o vírus, já que a gente percebe que as dúvidas iniciais sobre como proceder diante da pandemia já não são mais um problema para a comunidade”, explica a coordenadora do projeto, professora Neiva Paim.

Os integrantes da equipe responsável pelo call center entram em contato via telefone com os pacientes para saber os sintomas que estão ocorrendo, assim conseguem detectar quando há uma piora clínica e orientar a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Pelo serviço a gente pode identificar a gravidade da situação e encaminhar o paciente para um local ou para outro. Algumas vezes os pacientes não têm sintomas graves e podem ser orientados na própria residência. Então, por meio do serviço de call center, a gente consegue tranquilizar essas pessoas, reconhecendo que elas podem tomar alguns cuidados em casa e não necessariamente procurar o atendimento presencial. Já em outros casos, há pacientes que estão propensos a ficar em casa, achando que os sintomas não são importantes, quando na realidade são. Desta forma, a gente orienta a procurar imediatamente uma unidade de saúde”, destaca a docente.

Para a coordenadora da ação, o serviço auxilia profissionais da área de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19, em razão do grande volume de trabalho vivenciado diariamente nos hospitais e unidades de saúde. “O call center é uma situação e uma alternativa que podemos oferece. Por conta da estrutura montada pela UFMT de Sinop, podemos ajudar as esquipes que estão no campo de trabalho, extremamente exaustas por causa da intensidade no atendimento”, afirma.

O Câmpus de Sinop disponibilizou salas com telefone para o atendimento à população. O projeto conta com a participação de professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMT, além de acadêmicos de outras instituições de ensino superior. “Estamos recrutando mais alunos para somar ao grupo. É importante a gente estruturar a equipe, pois um profissional sozinho consegue ligar para em torno de apenas 20 pacientes por período, então precisamos de uma equipe grande para atender a toda demanda”, ressalta a docente.

O acesso ao serviço de call center é feito pelo telefone (66) 3533-3250, e pelo Whats App, nos telefones (66) 99215-5730 ou (66) 99228-4627, canais onde é possível acessar resultados de exames relacionados à Covid-19, apenas para Sinop.