Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 30 de Abril de 2025

Menu

I EPA

UFMT recebe cientistas nacionais e internacionais em evento sobre Pesquisa Artística

De acordo com a organização, a intenção é que o evento atraia artistas pesquisadores em diversas áreas relacionadas à arte

Geral | 14 de Julho de 2023 as 15h 23min
Fonte: Da Redação PNB

Foto: Divulgação

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), recebe, entre os dias 27 e 28 de julho, o I Encontro Brasileiro de Pesquisa Artística (I EPA). O evento, que acontece de maneira híbrida, com o objetivo de promover a troca, discussão, reflexão e divulgação das práticas relacionadas à Pesquisa Artística no Brasil e na América Latina.

O encontro, que recebe pesquisadores de diversos estados brasileiros e do exterior foi idealizado pelo grupo de pesquisa 'Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea (OLPA)', ligado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO-UFMT). É o que conta Bibiana Maria Bragagnolo, professora da UFMT e doutora em Musicologia pela Universidade Federal da Paraíba. 


"Teremos a honra de contar com a participação de renomados pesquisadores da área de Pesquisa Artística no Brasil e no exterior, como Ciane Fernandes da UFBA, Melina Scialom da Hong Kong Academy for Performing Arts, Catarina Domenici da UFRGS, Michael Mac Donald da McEwan University, Isabel Nogueira da UFRGS, Rosângela Colares da UFPA e Marithê Azevedo da UFMT", destaca a docente, que é uma das organizadoras do evento.

Durante o Encontro, os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar resultados completos ou parciais de seus estudos. De acordo com a organização, a intenção é que o evento atraia artistas pesquisadores em diversas áreas que desenvolvam trabalhos interdisciplinares de Pesquisa Artística e sobre a Pesquisa Artística em interface com as artes performativas, a educação, a (etno)musicologia, os estudos e movimentos decoloniais, de gênero, raça e classe.

"Estamos também especialmente abertos a receber trabalhos que abordem aspectos metodológicos e epistemológicos na Pesquisa Artística, com destaque para o impacto da prática como um processo emancipatório na criação. Será muito bem-vinda a contribuição de estudos que teorizam e problematizam esses aspectos", afirma Bragagnolo.

A inscrição de trabalhos encerra nesta sexta-feira (14.07), mas estudantes e pesquisadores que queiram participar como ouvintes podem realizar cadastro até o dia 23 deste mês. Estudantes de graduação ou pós graduação da UFMT ou das Universidades Federais do Pernambuco ou Ceará que queiram participar como ouvintes têm direito à inscrição gratuita. Mais informações estão disponíveis neste link.