Agro
UFMT e China firmam parceria para criar centro de tecnologia agrícola
Geral | 26 de Junho de 2023 as 16h 54min
Fonte: FatorMT com assessoria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) firmaram uma parceria para a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola.
O intuito é a promoção do ensino da língua chinesa, além de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das ciências agrárias em Mato Grosso.
A cerimônia de lançamento da unidade foi realizada na noite da última sexta (23), no Teatro Universitário da UFMT.
O reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, destacou a importância do convênio para Mato Grosso, principalmente pelo pioneirismo em ser o primeiro centro de Língua Chinesa no Brasil.
“O objetivo desse convênio é promover a interrelação cultural entre Brasil e China. Teremos o primeiro centro da língua chinesa no Brasil. Outro aspecto dessa aproximação é trocar conhecimento científico tecnológico e, a partir daí, buscar inovações na área não apenas das agrárias, mas no desenvolvimento científico tecnológico no sentido amplo”, afirma o reitor.
O professor do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat), Lucas Sousa, reforça esse fortalecimento quanto a cooperação acadêmica e cultural entre as instituições e comunidades.
“A criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um marco importante para a internacionalização da UFMT e para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso e a China. Estamos confiantes de que essa parceria trará grandes benefícios para a comunidade acadêmica, além de promover o intercâmbio de conhecimento e cultura”, destaca.
Em conjunto
Como parte da parceria, a SCAU enviará um professor da China para conduzir as atividades. Além disso, o centro contará com uma direção local, representada pela professora Caroline Pereira de Oliveira, coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI).
Outro foco do centro será o desenvolvimento tecnológico, por meio de pesquisas e eventos de cooperação internacional envolvendo pesquisadores da UFMT, de outras universidades do estado e parceiros chineses, especialmente da SCAU.
O lançamento do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um passo significativo na promoção da cooperação acadêmica e cultural entre Mato Grosso e a China, estimulando o intercâmbio de conhecimento, o avanço tecnológico e o fortalecimento dos laços bilaterais.
Notícias dos Poderes
BOPE descarta presença de explosivos em caixa deixada em frente a banco em Sinop
30 de Abril de 2025 as 09h39Onça-pintada invade residência e mata cachorro em União do Sul
Câmera de segurança registrou ataque
30 de Abril de 2025 as 08h15Entregador morre ao perder o controle e bater moto em viaduto
João Herick Taques Fischer, de 23 anos, morreu na noite dessa segunda-feira (28) em Cuiabá.
30 de Abril de 2025 as 08h13Relatório do TCE revela R$ 4,7 bilhões em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja em MT
O relatório preliminar é referente à auditoria sobre os incentivos fiscais do Estado, realizada pelo TCE-MT.
30 de Abril de 2025 as 07h55Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares
Secretário Rogério Ceron descarta, por ora, envolvimento do Tesouro no pagamento de R$ 6,3 bilhões indevidamente cobrados de beneficiários
30 de Abril de 2025 as 07h39TCE-MT antecipa eleição e Sérgio Ricardo será reeleito por unanimidade
Os membros foram unânimes na definição da candidatura única do atual presidente para comandar a 58ª Mesa Diretora do TCE-MT.
29 de Abril de 2025 as 17h58‘Qual governo não cuidou da Ferrogrão?’, indaga ministro
Para Favaro, posição do governo Lula quanto a ferrovia é clara, mas isonomia dos poderes deve ser respeitada
29 de Abril de 2025 as 16h24TJ proíbe vestidos curtos e chapéu em prédios em MT
Portaria ainda proíbe entrada de aplicativos em estacionamentos
29 de Abril de 2025 as 15h59