Agro
UFMT e China firmam parceria para criar centro de tecnologia agrícola
Geral | 26 de Junho de 2023 as 16h 54min
Fonte: FatorMT com assessoria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) firmaram uma parceria para a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola.
O intuito é a promoção do ensino da língua chinesa, além de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das ciências agrárias em Mato Grosso.
A cerimônia de lançamento da unidade foi realizada na noite da última sexta (23), no Teatro Universitário da UFMT.
O reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, destacou a importância do convênio para Mato Grosso, principalmente pelo pioneirismo em ser o primeiro centro de Língua Chinesa no Brasil.
“O objetivo desse convênio é promover a interrelação cultural entre Brasil e China. Teremos o primeiro centro da língua chinesa no Brasil. Outro aspecto dessa aproximação é trocar conhecimento científico tecnológico e, a partir daí, buscar inovações na área não apenas das agrárias, mas no desenvolvimento científico tecnológico no sentido amplo”, afirma o reitor.
O professor do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat), Lucas Sousa, reforça esse fortalecimento quanto a cooperação acadêmica e cultural entre as instituições e comunidades.
“A criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um marco importante para a internacionalização da UFMT e para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso e a China. Estamos confiantes de que essa parceria trará grandes benefícios para a comunidade acadêmica, além de promover o intercâmbio de conhecimento e cultura”, destaca.
Em conjunto
Como parte da parceria, a SCAU enviará um professor da China para conduzir as atividades. Além disso, o centro contará com uma direção local, representada pela professora Caroline Pereira de Oliveira, coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI).
Outro foco do centro será o desenvolvimento tecnológico, por meio de pesquisas e eventos de cooperação internacional envolvendo pesquisadores da UFMT, de outras universidades do estado e parceiros chineses, especialmente da SCAU.
O lançamento do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um passo significativo na promoção da cooperação acadêmica e cultural entre Mato Grosso e a China, estimulando o intercâmbio de conhecimento, o avanço tecnológico e o fortalecimento dos laços bilaterais.
Notícias dos Poderes
Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização
A renovação do exame é obrigatória a cada dois anos e seis meses
08 de Dezembro de 2023 as 15h32PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024
Ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesadas
08 de Dezembro de 2023 as 12h09Provas do processo seletivo da Educação serão neste domingo (10)
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
08 de Dezembro de 2023 as 11h48Parada Natalina será hoje (08) com mais de 90 personagens a partir das 18h
O desfile também será realizado nos dias 16/12 e 23/12
08 de Dezembro de 2023 as 11h46Anuário Jurídico MT 2023 é lançado em versão digital
08 de Dezembro de 2023 as 11h40Podas drásticas de árvores só podem ser feitas com autorização; confira como solicitar
08 de Dezembro de 2023 as 10h48Famílias prestigiam apresentações culturais do Natal dos Sonhos
08 de Dezembro de 2023 as 10h36Arena Pantanal recebeu 400 mil pessoas em eventos realizados neste ano
O estádio mantido pelo Governo de Mato Grosso recebeu importantes competições e eventos
07 de Dezembro de 2023 as 15h21